Como começar um TCC do jeito certo e em menos de 10 minutos

Como começar um TCC do jeito certo e em menos de 10 minutos

Como começar um TCC do jeito certo e fazer isso em menos de 10 minutos? É o que você vai ver neste artigo.

Uma das dúvidas mais comuns entre os alunos é sobre como começar o TCC. Alguns deles, na verdade, não sabem nem o que é o TCC. E caso você também não saiba, aqui mesmo no blog você tem um artigo que explica, com detalhes, o que é o TCC.

Nunca comece o TCC dessa forma!

Para dar o pontapé inicial, a primeira coisa que você precisa saber é que existem duas formas que NÃO são recomendadas para que você inicie o seu trabalho:

      1. Pesquisar Referencial Teórico.

“Mas, professor Amilton, foi justamente o que o meu orientador me disse para fazer!”

Se após a escolha do tema, o seu orientador pedir para que você encontre tudo que existe sobre o assunto, dê um sorriso amarelo e diz para ele que você vai fazer isso, mas, cá entre nós, não faça.

Procurar referencial teórico para um tema amplo, que ainda não foi delimitado, só vai gerar dois resultados: angústia e desperdício de energia.

Ao fazer isso, você reúne muitas informações, dispersando sua atenção e não conseguindo tratar todas elas. Infelizmente, boa parte dos orientadores usa esse recurso para ficar livre do aluno durante um tempo. E o resultado é uma pesquisa absolutamente improdutiva.

Não faça isso! Não comece o seu trabalho pesquisando referencial teórico. Este é um erro gravíssimo que os alunos cometem e, muitas vezes, estimulados por seus orientadores.

      2. Escrever de maneira aleatória. 

Outra forma não recomendada para começar o seu TCC: escrever de maneira aleatória qualquer parte que seja do seu conteúdo, principalmente a introdução, ou, pior ainda, o resumo.

Nesse caso, também há orientadores que dizem para o aluno: “agora que você já tem o seu tema, escreva um resumo do seu trabalho”. Mas, como é que você irá escrever um resumo, se você ainda nem fez a pesquisa? Afinal, os principais resultados da pesquisa são uma das partes mais importantes do resumo.

Portanto, não pesquise referencial teórico e não comece escrevendo de maneira aleatória.

Então…

Como começar um TCC do jeito certo?

O que você precisa fazer para começar o seu TCC do jeito certo é montar o que a gente chama de Estrutura Básica.

Não adianta você ter um tema amplo, como: sustentabilidade, medicina preventiva, o lúdico na educação, marketing de relacionamento, estruturas sustentáveis…

Dessa forma, não é possível abordar todas as questões sobre o tema. Então, o que você precisa fazer é:

  • Delimitar 

Não só defina o seu tema, mas delimite o seu tema. Uma coisa é “marketing de relacionamento”, outra coisa é:

“Ferramentas de marketing de relacionamento para promover o engajamento de consumidores de cursos de graduação à distância”.

Uma coisa é falar sobre “estruturas sustentáveis”, outra coisa é escrever sobre:

“Estruturas sustentáveis e seus impactos no orçamento das obras”.

Percebe a diferença? 😉

No meu canal do Youtube tem alguns vídeos em que eu falo especificamente sobre delimitação de tema. Mas, delimitar um tema significa, basicamente, relacionar variáveis.

  • Montar uma estrutura que relaciona variáveis 

Busque sempre relacionar variáveis no seu tema delimitado. Exemplo: “marketing de relacionamento + engajamento dos consumidores”, “estruturas sustentáveis + custo da obra”, “brincadeiras e jogos + otimização do processo de aprendizagem”.

Depois que você tem o seu tema delimitado e suas variáveis, você pode construir problema de pesquisa, objetivo geral e objetivos específicos.

Problema de Pesquisa

O seu problema de pesquisa é uma pergunta feita ao seu tema delimitado. Logo, se o seu tema delimitado é “marketing de relacionamento e o processo de engajamento de consumidores”, o seu problema de pesquisa será “Quais os principais impactos do marketing de relacionamento no processo de engajamento dos consumidores?”

Uma vez que você tem essa pergunta, ela passa a ser o seu foco de pesquisa.

Objetivo Geral

Muitos alunos chegam ao TCC Sem Drama com muitas dificuldades para definir o seu objetivo geral, mesmo depois de terem elaborado o seu problema de pesquisa há semanas ou há mais de um mês! Isso é um absurdo! E só acontece porque a maioria dos orientadores não trabalham sem drama…

Se você tem um problema de pesquisa, você já tem um objetivo geral! 

Vamos pensar no tema utilizado como exemplo neste artigo:

“Quais os impactos do marketing de relacionamento no processo de engajamento dos consumidores?”.

Para ter o seu objetivo geral, basta colocar um verbo na frente do texto e tirar a interrogação:

“Analisar os principais impactos do marketing de relacionamento no processo de engajamento dos consumidores”.

Objetivos Específicos

Os objetivos específicos, baseados em conceito e técnica, serão etapas para você alcançar o seu objetivo geral. No TCC Sem Drama, recomendo aos meus alunos que eles tenham de três a quatro objetivos específicos, sendo dois deles conceituais e dois técnicos. Ambos devem estar ligados a seu objetivo geral e problema de pesquisa.

Adaptando a técnica à nossa pesquisa sobre “marketing de relacionamento no processo de engajamento dos consumidores”, teremos como objetivos conceituais:

  • Conceituar Marketing de Relacionamento;
  • Conceituar Engajamento dos Consumidores.

Afinal, esses são os dois fatores críticos e conceitos-chave do tema.

Logo, os dois primeiros objetivos seriam apresentar e explicar ao seu leitor, conceitualmente, o que é o marketing de relacionamento e do que trata o engajamento dos consumidores.

Os outros dois objetivos podem ser direcionados a responder o seu problema de pesquisa:

– Analisar as principais ferramentas de marketing de relacionamento;

– Relacionar as ferramentas de marketing de relacionamento aos resultados de engajamento dos consumidores (seja para um produto específico ou para uma área específica).

Por que começar pela Estrutura Básica?

Não é possível trabalhar com tema amplo, pois, como vimos anteriormente, o problema de pesquisa é uma pergunta feita ao tema delimitado; e o objetivo geral é o seu problema de pesquisa com um verbo no início.

Isso responde uma pergunta extremamente crítica e importante para o seu trabalho: o que escrever no seu desenvolvimento? Ou seja, o que escrever nos seus capítulos?

Quando você tem os seus objetivos específicos, isso está resolvido! Pois nos seus capítulos você vai desenvolver esses objetivos específicos. Inclusive, você pode ter um capítulo para cada um dos objetivos.

Logo, se você tem por exemplo: “conceituar marketing de relacionamento”, o seu capítulo será “marketing de relacionamento”; “conceituar engajamento dos consumidores”, capítulo – “engajamento dos consumidores”;  “analisar as principais ferramentas do marketing de relacionamento”, capítulo – “ferramentas do marketing de relacionamento”… e assim sucessivamente.

A estrutura básica te dá a noção exata de como desenvolver o seu conteúdo, inclusive o seu roteiro de capítulos. Isso acelera muito a sua produção, além de te dar confiança, porque coloca na sua cabeça uma estrutura que você começa a entender de maneira lógica. 

E assim, você começa a trocar sofrimento, angústia e medo por confiança, certeza e segurança.

Troca dúvidas por respostas e sofrimento por resultados, assim como fazem os nossos alunos no TCC Sem Drama, esse é o caminho para um TCC aprovado.

Se tiver alguma dúvida, manda aí nos comentários, logo abaixo do artigo.

E se quiser mais informações sobre o TCC Sem Drama e a minha mentoria online personalizada para os alunos que precisam fazer os seus trabalhos e estão perdidos, confere a nossa página oficial em Treinamento TCC Sem Drama.

Abraços,

Prof. Amilton Quintela

1 Comments

  1. Amilton Quintela

    Olá, aqui é o Prof. Amilton Quintela!
    Deixe abaixo o seu comentário ou dúvida, e eu mesmo vou te responder. E se quiser falar comigo, use o WhatsApp 33 99937-3098.
    Seguimos juntos!
    Prof. Amilton Quintela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *