Como fazer uma justificativa pronta para TCC, monografia e artigos em 3 passos simples

“Professor, o que é a justificativa? Como eu faço a justificativa do meu TCC? Como eu faço uma justificativa pronta para aprovação e sem necessidade de correções?”

Essas dúvidas também te afligem? Você não sabe como fazer uma justificativa pronta para o seu TCC? Então, este artigo foi feito para você. Vem comigo!

Em primeiro lugar, eu preciso dizer que, se você tem dificuldades para fazer a sua justificativa, muito provavelmente, a culpa não é sua. Então, tire esse peso das costas. Você é plenamente capaz de fazer a justificativa do TCC. E o melhor, fazer de maneira mais simples e rápida.

No TCC Sem Drama, meu treinamento online, eu já mostrei para mais de 40 mil alunos aprovados (números anteriores ao fechamento deste artigo) como isso é possível. E você é tão capaz quanto eles. Então, vamos passo a passo.

Quando eu digo que a culpa não é sua, eu me refiro ao fato de que o grande responsável pela maior parte das dificuldades dos alunos em relação ao TCC é o próprio modelo tradicional de orientação. Aquele que as faculdades usam há séculos e que simplesmente não se moderniza.

Eu me dedico a simplificar e acelerar a produção científica dos alunos há mais de 15 anos. O TCC Sem Drama tem mais de 10 anos de vida, e eu posso te dizer, com toda segurança, que o método tradicional ultrapassado de orientação, baseado no terror e no foco constante nas dificuldades e não nas soluções, deixa lacunas e pontos críticos que atrapalham demais a vida do aluno.

Os 5 principais pontos críticos são:

No treinamento online do TCC Sem Drama, nós tratamos, em orientação e mentoria personalizada com cada um de nossos alunos, todas as questões acima. Aqui mesmo no nosso blog há artigos que tratam de outros pontos críticos, mas, neste artigo, vamos resolver esse problema da justificativa do TCC, ok?

Ah! Eu também preciso te dizer que o conteúdo que você vai ver aqui serve para qualquer tipo de produção científica e acadêmica. Então, use sem moderação todas as dicas no seu artigo, monografia, relatório de pesquisa, estudo de caso, dissertação, tese… e por aí vai.

Para saber como fazer a justificativa pronta e digna de aprovação do seu TCC, em primeiro lugar, você precisa saber o que é a justificativa. Então, vamos lá! E sem blá blá blá acadêmico.

A justificativa é a sua oportunidade de convencer as pessoas que vão ler o seu trabalho de que o seu tema e conteúdo são relevantes e merecem ser o objeto de uma pesquisa.

Ou seja, a justificativa é o conteúdo específico do seu trabalho que vai convencer as pessoas de que o seu TCC, artigo, monografia ou outro modelo de produção científica é mesmo importante e pode causar impacto na sua área de conhecimento.

Eu costumo dizer aos alunos que eu oriento e acompanho diretamente no TCC Sem Drama que a justificativa é o seu PORQUÊ.

Por que você escolheu o seu tema? Por que esse tema é importante? Por que ele merece ser investigado? Por que escrever sobre isso? E por que o seu assunto e conteúdo podem causar impacto?

E a palavra-chave é IMPACTO.

E sabe qual é a melhor forma de evidenciar impactos? Falando de consequências!

Tem um vídeo antigo do canal do TCC Sem Drama no Youtube, cujo conteúdo é ainda muito válido e aplicável, que explicar melhor essa história de impactos e consequências. Dá uma olhada aí.

Bom… uma coisa é explicar o que é a justificativa. E isso a maioria dos orientadores, até mesmo aqueles infectados pelo ultrapassado modelo tradicional de orientação, já faz. A grande questão, na verdade, é como fazer a justificativa do TCC.

E se eu te disser que é possível fazer a justificativa do TCC em 3 passos simples?

Ficou interessado? Então, segue aqui comigo.

Vamos ver um exemplo de construção de uma justificativa em 3 passos.

Imagine um TCC ou outro modelo qualquer de produção científica com o tema empreendedorismo. E se você, neste momento, está pensando: “mas esse exemplo não serve para mim, porque o meu tema não é esse…”

Desculpa te dizer, mas você sofre de Miopia de Conteúdo. A má notícia é que essa condição é grave, a boa notícia é que ela tem cura. E, para você se curar, dá uma olhada no trecho que fala sobre Miopia de conteúdo no nosso artigo sobre como começar o TCC do jeito certo.

Aliás, nesse mesmo artigo que eu acabei de te recomendar, você vai ver que empreendedorismo não é um tema que pode ser trabalhado, porque ele é muito amplo. É preciso delimitar o tema. Então, vamos trabalhar com o seguinte tema delimitado: impactos do empreendedorismo sustentável na utilização racional dos recursos produtivos.

Então, para montar a justificativa do TCC, eu preciso provar que é importante e impactante para a minha área de estudo falar sobre o empreendedorismo sustentável.

E nós vamos ver agora como fazer a justificativa pronta do TCC para aprovação em 3 etapas rápidas.

Passo 1. Contextualize!

Contextualizar significa situar o seu assunto dentro de uma realidade. Basicamente, é apresentar o seu tema e de onde você tirou esse assunto.

Vou te mostrar agora um conteúdo de contextualização baseado no tema do empreendedorismo sustentável. Veja o exemplo com atenção e, principalmente, os comentários que virão a seguir.

No Brasil, segundo dados corroborados pela Secretaria das Micro e Pequenas Empresas, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 80% dos postos de trabalho são gerados pela iniciativa empreendedora associada aos pequenos negócios. Desde de a definição original de empreendedorismo de Schumpeter (1997), associa-se à figura do empreendedor os processos de inovação que garantem a dinâmica de evolução em uma economia capitalista. Assim, o empreendedorismo está na base do desenvolvimento econômico e social e é a partir da ação empreendedora que os produtos, serviços, as relações entre empresas e mercado e os processos produtivos se modificam e evoluem. Entretanto, mesmo com toda a relevância do empreendedorismo para a sustentação da economia de mercado capitalista como nós a conhecemos, nos últimos 20 anos, uma questão vem se colocando de maneira cada vez mais consistente quando se discutem os efeitos da atividade empreendedora. Ainda que não se neguem seus benefícios econômicos, a atividade empreendedora é também responsável pela produção de resíduos e pelo esgotamento dos recursos naturais. Assim, ganham cada vez mais relevância as discussões sobre sustentabilidade e empreendedorismo sustentável, no sentido de tentar garantir que a satisfação das nossas necessidades de consumo atuais não inviabilize a satisfação das necessidades das gerações futuras. A importância do empreendedorismo sustentável torna-se ainda mais evidente diante dos recentes episódios mundiais relacionados à crise climática e hídrica.

Comentários:

  •  Note que o texto partiu do empreendedorismo (conceito mais amplo) para chegar ao empreendedorismo sustentável (conceito mais específico). Sempre vá do amplo para o específico em uma argumentação científica.
  •  Note que eu usei várias vezes as palavras relevância e importância.
  •  Note que você pode usar dados estatísticos e citações de autores relevantes para respaldar a importância do seu assunto.
  •  Note que é interessante utilizar episódios que estão em evidência, como a crise climática (à época da elaboração do conteúdo do exemplo), para que as pessoas se familiarizem com o assunto.

Passo 2. Pense em consequências!

Evidencie, no texto da sua justificativa, os impactos diretos que podem ser produzidos a partir da análise e discussão do seu tema. Mostre como trabalhar o seu tema pode impactar a realidade e também como deixar de discuti-lo pode trazer consequências negativas.

Vamos ao exemplo.

Trazer para o centro das discussões o conceito de empreendedorismo sustentável e mostrar como ele pode vir a impactar diretamente a maneira como indivíduos e empresas atualmente consomem os recursos naturais e descartam resíduos, podem ser passos decisivos para que a lógica de consumo intensivo de recursos própria do capitalismo moderno seja revista. Discutir as consequências do empreendedorismo sustentável e suas relações com o consumo racional de recursos tem reflexos diretos na implantação de ações empresariais sustentáveis. Assim, as empresas podem vislumbrar um caminho de competitividade sustentável, sem esgotamento de recursos e mercados, enquanto a sociedade se beneficia da redução dos níveis de poluição e da mitigação dos efeitos da atividade produtiva que são nocivos ao ambiente. Sociedade, empresas, mercado e até mesmo governos podem se beneficiar da discussão acerca do empreendedorismo sustentável e dos seus impactos. Por outro lado, negar a importância das questões de sustentabilidade e varrer para debaixo do tapete as discussões e análises sobre um empreendedorismo econômica, social e ambientalmente consciente pode significar uma aceleração do esgotamento dos recursos e o agravamento de situações que podem comprometer a própria sobrevivência dos grupos sociais.

Comentários:

  •  Note que, para reforçar os seus argumentos, você pode usar um tom forte, às vezes até dramático mesmo, sobre as consequências positivas e negativas relacionadas à discussão do seu assunto.
  •  Note que eu enfatizo tudo (ou muita coisa) que se pode ganhar, a partir da abordagem do tema.
  •  Note que eu também reforço tudo o que se pode perder, caso o assunto não seja discutido.

Passo 3. Lembre-se do meio acadêmico!

Evidencie os impactos do assunto do seu trabalho especificamente para o meio acadêmico, ou seja, o ambiente acadêmico.

Pense em como a discussão acerca do seu tema pode produzir reflexos para o contexto acadêmico e como ela pode, inclusive, derivar para outras pesquisas.

Vamos ao exemplo novamente.

Como a produção científica tem como objetivo apropriar-se da realidade para melhor analisá-la e, posteriormente, produzir transformações, a discussão sobre os impactos do empreendedorismo sustentável no consumo racional de recursos, além de aspecto prático muito relevante, reveste-se de importância para o meio acadêmico. Nesse contexto, a maior produção de estudos e conteúdos sobre empreendedorismo e sustentabilidade pode ser o início de um processo de transformação que começa na academia e estende seus reflexos para a realidade social. Para o curso de Administração de Empresas e a área de conhecimento que envolve a gestão de negócios, pesquisas e trabalhos sobre o empreendedorismo sustentável são cada vez mais necessários e pertinentes.

Comentários:

  •  Note que no texto acima há uma relação entre o meio acadêmico e as transformações na realidade social. Isso é sempre bem visto por professores.
  •  Note como aparece no conteúdo a área de conhecimento a que o trabalho pertence, a Administração, no caso.

Agora que nós vimos como fazer a justificativa pronta do TCC em 3 passos, você pode estar se perguntando duas coisas:

  1. É preciso já ter pesquisado referencial teórico para fazer a justificativa?
  2. Existe algum modo de acelerar e facilitar a definição dos impactos (ou consequências) que eu vou usar na minha justificativa.

Para a pergunta 1, a resposta é: não necessariamente. Ou seja, não é obrigatório ter realizado uma pesquisa profunda de referencial teórico para montar uma justificativa, sobretudo se você tem algum domínio ou familiaridade com o assunto.

Agora, uma leitura, mesmo que superficial, de alguns conteúdos referenciais, pode ser interessante, principalmente para selecionar dados históricos, estatísticos ou conceitos a serem citados (se você quiser usar citações na sua justificativa, o que também não é obrigatório, mas é recomendado).

Para a pergunta 2, a resposta é sim.

Sim, existe uma técnica para acelerar e simplificar a escolha das consequências ou impactos a serem utilizados em uma justificativa. E essa técnica, muito conhecida e utilizada pelos meus alunos do TCC Sem Drama, é a técnica do Roteiro de Consequências.

Em 2017, muitos alunos passaram a conhecer essa técnica por causa do vídeo que você pode conferir aqui embaixo. E é válido dizer que o conteúdo do vídeo e a técnica ainda se mantêm plenamente aplicáveis!

No vídeo, você percebeu como eu usei exemplos de áreas de conhecimento diferentes e assuntos diferentes? Isso demonstra que a técnica funciona para qualquer conteúdo.

Como eu costumo repetir para os meus alunos no TCC Sem Drama, a aplicação ou reprodução bem sucedida de uma técnica depende da compreensão da sua estrutura e não da maior ou menor familiaridade com o assunto utilizado em um exemplo.

Aliás, um pouco antes de escrever esse artigo, eu estava orientando um aluno do TCC Sem Drama e juntos nós construímos o Roteiro de Consequências que você pode ver a seguir.

Justificativa de TCC

Agora você tem mais uma referência para utilizar na produção da sua justificativa.

E, só para finalizar o artigo, segue o link de um vídeo de 2021, onde eu reforço questões importantes sobre o jeito certo de fazer a sua justificativa digna de aprovação.

Dá uma olhada também.

Eu realmente espero que o conteúdo do artigo tenha sido útil para você e para a construção da sua justificativa pronta para ser aprovada.

Se você tiver alguma dúvida ou observação, é só falar comigo aí na área de comentários, um pouco mais abaixo nesta página. Use os comentários sem moderação. De repente, você está com alguma dificuldade específica para aplicar a técnica ou precisa de algum esclarecimento.

E se você quer que eu analise a sua justifique e seja o seu orientador em cada passo da construção do seu TCC, artigo, monografia… considere dar uma olhada no TCC Sem Drama.

Uma vez inscrito ou inscrita no treinamento, você terá acesso a todas as minhas técnicas e canais de comunicação exclusivos comigo e com a minha equipe, para que a gente possa trabalhar juntos.

Você terá uma mentoria e orientação personalizada e completa. E nós vamos caminhar juntos até a sua aprovação e alcance dos seus objetivos, como eu já fiz com mais de 40 mil alunos que eu tive oportunidade de acompanhar (números atualizados quando eu escrevi este artigo).

Esses mais de 40 mil alunos fizeram seus trabalhos em uma média de 27 dias e tiraram notas superiores a 9,7 em 10 pontos. Isso sem mencionar os vários alunos que me reportaram a produção de um trabalho completo, partindo do zero, em 20, 15, 10 e até 7 dias! Veja os depoimentos na nossa página oficial, em TCC Sem Drama, e eu te vejo aqui do Lado dos Aprovados.

Prof. Amilton Quintela

Deixe um comentário