Conheça os tipos de pesquisa de um TCC

Conheça os tipos de pesquisa de um TCC

Para fazer um TCC com menos sofrimento e muito mais resultados, é preciso conhecer os tipos de pesquisa que você pode escolher para o seu trabalho.

Uma boa metodologia científica deve responder a três perguntas básicas: quais são as fontes referenciais (primárias ou secundárias), a sua abordagem (qualitativa, quantitativa ou quali-quanti), e qual o seu tipo de pesquisa. E é esse o nosso tema de hoje.

É muito comum que o estudante confunda o tipo de pesquisa com a abordagem de tratamento dos resultados, e tenha dúvidas entre pesquisa quantitativa ou qualitativa. Por isso mesmo, eu trato dessa questão em um outro artigo aqui do blog, que você pode ler clicando aqui.

Mas a verdade é que o tipo de pesquisa não tem a ver com as abordagens qualitativa ou quantitativa, mas sim a natureza primária da sua pesquisa. Ou seja, a que função básica ela atende: explicar um conteúdo ou relacionar variáveis (você já vai entender isso melhor).

Existem três tipos básicos de pesquisa: a descritiva, a exploratória e a explicativa.

Pesquisa Descritiva, Exploratória ou Explicativa, qual a diferença?

Primeiramente, as pesquisas descritivas e exploratórias são bastante semelhantes em sua função básica. Ambas buscam relacionar variáveis. Ou seja, entender com uma variável de pesquisa afeta outra. Por exemplo, qual a relação entre a medicina preventiva e a redução de custos hospitalares. É sempre um fator ou conceito comparado a outro.

Então, o que diferencia esses dois tipos de pesquisa?

Simples! A pesquisa se torna descritiva quando trata de variáveis já conhecidas e trabalhadas em termos científicos, com um maior volume de conteúdo referencial já desenvolvido, ou seja, com um corpo teórico robusto, consistente e confiável. Os impactos da liderança nos aspectos motivacionais dos colaboradores é um exemplo, visto que os dois conceitos ou variáveis – liderança e motivação – são conteúdos já explorados cientificamente.

ATENÇÃO! Dica ninja!

Você quer saber se um conceito tem referencial teórico confiável? Faça uma pesquisa rápida no Google Acadêmico e, nos retornos da pesquisa, preste atenção na guia “Citado por …”, que aparece abaixo de cada resultado de pesquisa. Essa guia indica o número de outras produções científicas que citaram aquele arquivo que retornou como resposta. Então, quanto maior for o número logo depois de “Citado por”, mais confiável é o referencial.

Voltando ao assunto do artigo, se a pesquisa descritiva é aquela que relaciona variáveis conhecidas e já trabalhadas cientificamente, a pesquisa exploratória é aquela que relaciona variáveis relacionadas a situações ou contexto mais recentes e menos explorados cientificamente. Relacionar liderança e motivação é um esforço de pesquisa descritivo, agora, se, no meio da pandemia de Covid-19, você decidisse relacionar as mesmas variáveis, mas no contexto da pandemia e das relações virtuais de trabalho, sua pesquisa seria exploratória.

Já a pesquisa explicativa busca responder perguntas específicas, ou seja, explicar fenômenos. Por exemplo: por que chove mais em determinada região? Ou por que um grupo de pessoas responde a um tipo de tratamento e outro não? Esse é um tipo de pesquisa bastante utilizado em ciências naturais e na área da saúde.

E agora que você conhece os três tipos de pesquisa, provavelmente, você está se perguntando:

Qual tipo de pesquisa devo utilizar?

O fato é que o tipo de pesquisa ideal para o seu TCC vai depender muito do seu tema e delimitação, assim como da sua proposta de desenvolvimento do conteúdo. Aqui, infelizmente, ou felizmente, não existe uma resposta única e padrão.

E se você quiser trocar uma ideia sobre a sua metodologia de pesquisa, deixa aí o seu comentário, logo depois do conteúdo do artigo.

E se tiver mais dúvidas, acesse o TCC Sem Drama e venha se juntar a mais de 42 mil alunos aprovados! E como eu também tenho um vídeo sobre os tipos de pesquisa no canal do Youtube do TCC Sem Drama,  eu vou compartilhar aqui com você. Ah! Faça a sua inscrição também lá no canal, para ter acesso a outras dicas valiosas para montar o seu trabalho.

Abraços,

Prof. Amilton Quintela.

1 Comments

  1. Amilton Quintela

    Olá, aqui é o Prof. Amilton Quintela!
    Deixe abaixo o seu comentário ou dúvida, e eu mesmo vou te responder. E se quiser falar comigo, use o WhatsApp 33 99937-3098.
    Seguimos juntos!
    Prof. Amilton Quintela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *