COMO FAZER TCC COM COERÊNCIA E COESÃO

Como Fazer TCC Com coesão e coerência

Como Fazer TCC com Coerência e Coesão – Seu orientador vai dizer que faltam Coerência e Coesão no seu texto, mas não vai te explicar o que é isso.

Neste post, eu vou te mostrar Como Fazer TCC com Coerência e Coesão. E aí você se pergunta: por que isso é importante? Simplesmente porque se o seu trabalho não tiver Coerência e Coesão, ele será REPROVADO!

Acha que eu estou brincando? No vídeo abaixo eu vou te contar o exemplo de um aluno que teve o TCC reprovado por causa de uma única palavra!

Mas, antes disso, para te mostrar Como Fazer TCC com Coerência e Coesão, eu preciso te dizer, claro, o que são essas duas coisas. E eu vou fazer mais, vou te dizer como você pode garantir que elas estejam no seu texto.

Geralmente, os orientadores simplesmente dizem que o TCC não tem Coerência e Coesão. Mas eles ensinam Como Fazer TCC com Coerência e Coesão? Adivinha? Não! Então, deixa que eu te mostro, ok?

Primeiro, o que é Coerência? Coerência é garantir que o seu texto não vai apresentar ideias ou conteúdos divergentes (que se opõem), sem que haja uma explicação adequada para isso. O que é bom em uma determinada passagem do seu texto não pode simplesmente ficar ruim em uma outra passagem, a não ser que você explique o que aconteceu!

Isso quer dizer que você não pode confrontar opiniões contrárias de diferentes autores ao longo do seu texto? Opa! Não foi isso que eu disse. Confrontar conceitos de diferentes autores é muito bom e enriquece o seu trabalho. Isso se chama Discussão teórica! Mas deixe sempre claro que as opiniões divergentes não são suas, mas dos autores. Como fazer isso? Veja esse post já publicado aqui no nosso canal sobre Como Fazer Citações.

Agora você já sabe o que é Coerência (e se não entendeu, veja o vídeo abaixo), mas, para aprender Como Fazer TCC com Coerência e Coesão, ainda falta um “detalhe”, claro! A Coesão! O que é isso?

A Coesão, que não aparece em 9 de cada 10 trabalhos (duvida?! Eu tenho essas estatísticas!), é simplesmente a conexão, a ligação entre ideias e parágrafos. A Coesão é a garantia de que os conteúdos do seu trabalho sejam complementares, tenham uma ligação, em um discurso que faça sentido e tenha início, meio e fim.

COMO FAZER TCC COM COERÊNCIA E COESÃO

Um parágrafo “puxa” o outro. Uma “ideia” puxa a outra. Como fazer isso?

O TEXTO DO SEU TCC PRECISA SE ENCAIXAR ATRAVÉS DE UMA LINHA DE ARGUMENTAÇÃO

Em primeiro lugar, monte o seu texto, ou seja a sua linha de argumentação, e depois “encaixe” as suas citações. Não faça o contrário! Ou seja, não coloque um monte de citações no TCC e depois tente montar um texto coeso. Isso nunca funciona!

FAÇA AS TRANSIÇÕES DO CONTEÚDO DO SEU TCC

Em segundo lugar, faça transições entre os conteúdos, ou seja, situe o seu leitor e sempre que tiver uma oportunidade, deixe claro no seu texto o que já foi feito, o que está sendo discutido no momento e qual será o próximo passo.

Acho que esse lance de fazer transições é algo que eu posso abordar em outro post… o que você acha? Se te interessar, deixa o seu Comentário lá no final da página.

Já entendeu Como Fazer TCC com Coerência e Coesão? Não? Assiste o vídeo abaixo. Sim? Assiste o vídeo assim mesmo! vai te ajudar.

 

Como fazer um tcc pronto passo a passo

Se você quer realmente um trabalho digno de aprovação, e fazer todo o conteúdo do TCC, como Problema de pesquisa, Referencial Teórico, Desenvolvimento do TCC, Como Fazer TCC com Coerência e Coesão, Metodologia do TCC, Capítulos do seu TCC, Conclusão do TCC e até a Apresentação do TCC, além de parar de ficar perdendo tempo buscando conteúdos na internet que não vão te ajudar em nada, aconselho fortemente que veja esse link, onde eu explico exatamente como você pode fazer um TCC até 10x mais rápido, passo a passo, com conteúdo rico e aprovado por mais de 8.000 alunos em todo o Brasil: TCC SEM DRAMA

Agora que você já sabe Como Fazer TCC com Coerência e Coesão, talvez você tenha uma outra dúvida. Se for ocaso, vamos resolver o seu problema. Coloca sua dúvida aí nos Comentários. Ah! Me diz também se você gostou do vídeo e se o conteúdo foi útil.

Abraços.

Amilton Quintela