Como fazer TCC em dia

Como fazer TCC em dia

TCC Não significa Tormento de Conclusão de Curso!

Pois é… você está no último período do seu curso de graduação (ou nos últimos meses do seu curso de especialização, talvez) e agora não tem jeito: você tem que fazer o seu Trabalho de Conclusão de Curso (acompanha o sinal da cruz). Eu sei que você tentou (de maneira muito dedicada, diga-se de passagem) não pensar no seu TCC ao longo de todo o seu curso e não deve me considerar uma pessoa das mais agradáveis por tocar nesse assunto. Desculpe.

Você pode não acreditar, mas, do alto da experiência de alguém que já desenvolveu duas monografias, um relatório de estágio, alguns planos de negócio, vários projetos de consultoria e orienta pelos menos 10 trabalhos de conclusão a cada seis meses nos últimos 2 anos (ufa!)… eu sei bem o que você está sentindo.

Eu já estive do lado daqueles que acreditam que o TCC é um instrumento das trevas, criado para eliminar qualquer tentativa de manutenção da paz interior e da tranquilidade às vésperas da formatura. Tá legal, mesmo que você não seja tão dramático, ainda assim você muito provavelmente percebe o seu TCC como um obstáculo, um empecilho, uma tarefa obrigatória, ingrata e inglória (juro que eu tentei ser menos dramático).

Sabe o que mais me irrita em toda essa história de terror que acompanha o TCC? O fato de que ela é resultado da falta de informação e da alimentação de preconceitos! Enquanto os alunos se apavoram, a maior parte das instituições (ou pelo menos parte dos seus colaboradores… é triste, mas é verdade… e antes que alguém me julgue, eu também sou professor) parece desfrutar de um prazer mórbido ao tentar manter os trabalhos de conclusão envoltos em uma atmosfera de mistério. Como se o TCC fosse uma espécie de caminho de purificação pela dor e pelo sacrifício.

É claro que desenvolver um TCC exige esforço, mas não necessariamente precisa ser uma atividade torturante.

Além do mais… um bom TCC pode ser uma fonte de OPORTUNIDADES (isso ninguém te falou, não é mesmo?). Pois é… o seu TCC pode ser a sua chance de aprofundar conhecimentos em uma área específica (com a qual você tenha afinidade ou que seja relevante para a sua vida profissional), pode ser sua oportunidade de desenvolver um projeto (ou uma solução) para um problema que afeta a empresa em que você trabalha, pode ser uma prova do seu nível de capacitação, o que pode impressionar o seu orientador (e mais importante, os contatos profissionais dele), pode ser o item diferencial do seu currículo em um processo de seleção específico… pode… ah! São tantas as possibilidades… vou parar por aqui.

Mas, antes de encerrar este texto, aí vai um recado para os agentes da desinformação: vamos mudar o discurso. É hora de substituir o terror por uma simples constatação: informações selecionadas e método podem diminuir significativamente a dose de sacrifício destinada a um TCC. Como eu gostaria que alguém tivesse me dito isso há alguns anos atrás. E foi pra isso que eu criei o TCC Sem Drama e o blog Como Montar TCC, para simplificar o que os outros adoram complicar e para te mostrar Como Fazer o seu TCC em dia, sem sofrimento e com Resultados.

Se o tema deste post te interessa, deixe o seu comentário e talvez a gente possa discutir com mais detalhes essas informações e métodos que eu citei aí em cima… o que você acha?

Abraços.

Amilton Quintela

Deixe um comentário