O que é o TCC? | Veja por onde começar

Saiba o que é TCC e qual o primeiro passo para atingir a nota 10!

 

Pode parecer meio tola uma explicação sobre o que é o TCC, mas, acredite, não é.

Eu te digo isso porque, ao longo dos dez últimos anos, descobri que a maioria dos alunos que chegam ao meu treinamento não tem ideia do que é um TCC.

O que é o TCC?

No TCC Sem Drama, temos diferentes tipos de alunos, alguns totalmente perdidos e sem nem saber por onde começar. Muitas vezes, sem ao menos ter a noção do que é o TCC, alimentando versões nas suas cabeças, muitas vezes distorcidas. Versões que, geralmente, trazem um terror desnecessário.

Também temos aqueles alunos que trabalham em uma parte específica do TCC, e outros que até já produziram boa parte do trabalho, mas ainda precisam revisar o que fizeram.

A grande questão é que a maioria dos alunos é justamente desse tipo que não tem ideia do que fazer, pois estão absolutamente perdidos, travados. E, por conta disso, ficam angustiados e não conseguem produzir.

Muitas vezes, esses alunos não saem do lugar porque não têm, na sua instituição ou no seu orientador, o amparo necessário, direcionado para que eles realmente possam trocar o sofrimento por produtividade.

 

O que você precisa saber sobre o seu trabalho acadêmico

 

Alunos que não sabem sequer o que é um TCC, acabam escutando versões muito complexas, com muita pompa acadêmica, quando recorrem a seus professores, orientadores ou à instituição em que estudam:

“Ah, o TCC é um trabalho de caráter acadêmico científico voltado para pesquisa e solução de uma questão específica, dentro de uma metodologia…”  Não! O aluno não precisa saber disso! 

O que ele precisa saber é o que ele vai ter que fazer no seu trabalho. E, principalmente, como ele vai fazer.

Vou esclarecer para você o que é um TCC, de maneira muito simples e direcionada, para que não fique nenhuma dúvida, como: ‘”Prof. Amilton, lá na minha instituição não tem TCC, eu vou fazer uma monografia”.

Você vai sim fazer um TCC. Porque, na verdade, TCC é um nome genérico que significa Trabalho de Conclusão de Curso. Não, não é “Tormento de Conclusão de Curso”!

O TCC não é esse monstro que surgiu das trevas para atrasar sua vida, para te atrapalhar, para te fazer sentir mal ou para tomar todo o seu tempo livre. Aliás, os alunos do TCC Sem Drama produzem seus trabalhos em uma média de 27 dias e não abrem mão de todo o seu tempo para isso.

O seu trabalho pode ser muito mais simples do que as pessoas acreditam.

 

O primeiro passo para um TCC mais simples

 

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que o seu trabalho acadêmico pode sim ser mais simples. Se você acredita que algo vai ser difícil, você convence o seu cérebro disso. E é aí que tudo fica muito mais difícil mesmo.

O Trabalho de Conclusão de Curso é um nome dado a qualquer trabalho avaliativo que encerra um ciclo. Seja ele sua graduação, pós-graduação, sua especialização, seu mestrado ou doutorado. Para se formar, você precisa fazer um TCC.

Este trabalho assume nomes diferentes, por exemplo: no mestrado, a gente tem a dissertação; no doutorado, temos a tese; na graduação, na pós ou nas especializações, podemos ter artigo ou monografia. Isso acontece porque o TCC é um nome genérico que se refere a qualquer trabalho de conclusão. Inclusive, algumas instituições criam nomes próprios, como: TGA, TFG, entre outros.

 

Existe um modelo pronto de TCC?

 

Tecnicamente falando, não existe um modelo que seja o TCC. Em toda instituição, ele assume uma forma. Podendo este ser um artigo, uma monografia, um relatório de pesquisa, um estudo de caso… A sua instituição precisa escolher um modelo, e dentro daquele modelo, você desenvolve o seu Trabalho de Conclusão de Curso.

A boa notícia é que todos esses trabalhos têm uma estrutura absolutamente comum, que é a divisão em três partes distintas:

 

  1. Introdução (com elementos específicos);
  2. Desenvolvimento (com a sua divisão de capítulos e seções);
  3. Conclusão.

 

A estrutura científica se mantém em todos esses tipos de trabalhos, com alguns pequenos ajustes para cada um deles. Mas, a estrutura científica básica é a mesma.

É por isso que, no TCC Sem Drama, a gente orienta alunos que fazem todos os tipos de trabalho, em todas as áreas de conhecimento e em todos os cursos. Se você vai fazer um artigo, uma monografia, um relatório de pesquisa… sim, você vai fazer um TCC.

 

Espero que tenha ficado claro para você  “O que é o TCC”.

E se você quiser fazer de um jeito fácil, conte com a gente. Acesse a nossa página oficial https://tccsemdrama.com.br/4-0/

Eu te vejo por aqui, do Lado dos Aprovados.

Conclusão do TCC, o que Escrever?

Como fazer um tcc passo a passo – o que escrever na Conclusão do TCC… aaahhh… a doce arte de ENCHER LINGUIÇA!

Eu, particularmente, não vejo muita função para a Conclusão em um TCC, mas, como ela é exigida, neste post você vai aprender O QUE ESCREVER NA CONCLUSÃO DO SEU TCC.

Só para você ter uma ideia, a conclusão tem 3 conjuntos de informação. E você vai escrever de 1 a 4 parágrafos para cada um desses conjuntos de informação (o número de parágrafos varia segundo o nível de chatice do seu orientador. Orientador mais chato = mais parágrafos!).

E quais são esses conjuntos de informação que compõem a sua Conclusão?

1 – Contribuição acadêmica – reforce a importância, a relevância do seu trabalho (“Mas, Amilton, eu já não fiz isso na minha Justificativa?” Sim, você fez, mas vai repetir de outra forma. Eu disse, é repetitivo! E se você ainda não fez a sua Justificativa, veja isso: Como Fazer a Justificativa do seu TCC)

2 – Apresentação (sucinta!) dos principais resultados da sua pesquisa (“Mas, Amilton, eu já não fiz isso no meu Desenvolvimento?” Sim, você fez, mas vai repetir de outra forma. Eu disse, é repetitivo! E se você ainda não fez o seu Desenvolvimento e tem dificuldades em desenvolver os Capítulos do seu TCC, veja isso: O QUE ESCREVER NOS CAPÍTULOS DO SEU TCC)

3 – Sugestões de novas pesquisas – esse item é opcional, mas seu orientador vai adorar!

Ainda confuso? Assista o vídeo aí abaixo e aproveita para Deixar o Seu Comentário ou Dúvida lá no final da página.

Porque você não consegue encontrar Referencial Teórico para o seu TCC

Porque você não consegue encontrar Referencial Teórico para o seu TCC: 2 motivos básicos. Quais são? Eu vou te contar neste texto!

A situação se repete… semestre após semestre… eu escuto: “Professor, eu não consigo encontrar Referencial Teórico para o meu TCC!”

Então, eu mostro as técnicas do TCC Sem Drama para Pesquisar Referencial Teórico e ainda Economizar Tempo.

E então?… eu escuto novamente: “Professor, eu não consigo encontrar Referencial Teórico para o meu TCC!”

Por quê? A resposta passa por duas questões:

  1. Você não está sabendo conversar com o Google;
  2. Você pode sofrer de Miopia de Conteúdo.

O Google está louco pra te entregar o que você precisa, mas você tem que saber pedir. Veja como no vídeo abaixo.

Se você ainda acredita que só vai conseguir fazer o seu TCC quando encontrar um modelo com Tema e Assunto Idênticos ao do seu trabalho, você sofre de Miopia de Conteúdo! Veja o que é isso no vídeo abaixo e deixe o seu comentário lá no fim da página:

Dá uma olhada no nosso Canal do Youtube: Canal do TCC Sem Drama

E visite também a nossa Página do Facebook: facebook.com/tccsemdrama

Deixa o seu Comentário ou Dúvida no fim da página!

Abraços.

Amilton Quintela

Como fazer um TCC Passo a Passo – veja Depoimentos de Sucesso!

Inspire-se com os Depoimentos de Sucesso das pessoas que Descobriram Como Fazer um TCC Passo a Passo e conquistaram seus sonhos. (No final do vídeo deste post, eu achei que havia desligado a câmera e acabou vazando algo que não tem nada a ver com o conteúdo. Dá uma olhada. hehe)

Todo final de semestre, eu recebo uma avalanche de Depoimentos de Sucesso de pessoas que utilizaram o TCC Sem Drama e tiveram os seus trabalhos Aprovados.

E algumas pessoas ainda se perguntam se esses depoimentos são mesmo verdadeiros. O vídeo abaixo mostra que sim e, mais importante, reconhece o Sucesso das pessoas que confiaram em mim e Inspira outras pessoas a alcançarem seus objetivos.

Um TCC completo em 40 dias, um TCC nota 10, elogios dos avaliadores, alegria dividida com a família, o alívio de deslanchar a produção de conteúdo depois de meses de angústia e quase depressão… veja todos esses exemplos no vídeo. E se você gostar do vídeo, deixa o seu comentário no final desta página. Ou deixa a sua dúvida. Eu vou ter muito prazer em responder. Você também pode dar o seu like no vídeo e se inscrever no nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/c/tccsemdrama.

E se você quer descobrir o Método que levou todas essas Pessoas ao Sucesso e à produção de um TCC Excelente, sem sofrimento e sacrifício, veja isto: https://tccsemdrama.com.br/4-0/

O que é TCC

Afinal… O que é TCC?

NÃO! TCC não é Truco, Churrasco e Cerveja… mas também não é uma criação do mal para atrapalhar a sua vida. E antes de aprender Como Fazer um TCC passo a passo, é preciso descobrir O que é TCC. E é justamente isso que eu começo a te explicar no vídeo deste post (logo abaixo).

Eu nem vou escrever muito, porque as explicações estão no vídeo. Só vou dizer que decidi explicar melhor o que é o TCC, porque, durante algum tempo, eu cometi uma falha.

Eu acreditava que a minha comunicação acontecia somente com os alunos dos últimos períodos das faculdades, que estão às vésperas de fazer um TCC e já tem uma noção do que se trata. Mas, para minha surpresa (muito agradável, por sinal!), eu descobri que muitos dos alunos que acessam o conteúdo do TCC Sem Drama estão nos primeiros períodos e já interessados em descobrir mais sobre esse tal de TCC. Então, vamos resolver isso!

E se você gostou do vídeo, dá um like e se inscreve no nosso Canal do Youtube. Lá tem mais um monte de informações para você. E deixa aí no final desta página o seu Comentário ou tire a sua Dúvida.

Abraços. Amilton Quintela

Como fazer um TCC a prova de falhas e ofertas enganosas

Há mais ou menos 4 anos eu lancei um programa que ensina aos estudantes Como fazer um TCC a prova de falhas. Mais ou menos 4 anos depois, eu já orientei mais de 7.800 pessoas, mas passei a ter “concorrentes” e a internet ficou cheia de ofertas enganosas.

Como se proteger e não ser enganado? Conhecendo os Diferenciais do TCC Sem Drama e as armadilhas que existem por aí. E é isso que você vai ver neste post.

Cá pra nós, quando você já está angustiado com o seu TCC, a última coisa de que você precisa é esbarrar com um aproveitador.

Primeiro, eu preciso te dizer o que o TCC Sem Drama não é! Ele não é uma mágica ou uma ilusão fantasiosa (como essa historinha de software que escreve o TCC por você. Se o seu orientador realmente corrigir o seu TCC e você utilizou um software para escrever… sinto muito. Você vai ter que fazer tudo de novo!). O TCC Sem Drama também não é só um E-book ou um conjunto de dicas do Youtube disfarçadas de treinamento (tem muito disso por aí!).

Agora, o que o TCC Sem Drama é:

  • Um método aprovado por mais de 7.800 estudantes no Brasil e no mundo;
  • Um Treinamento online Completo que te mostra Como Fazer um TCC passo a passo do início ao fim;
  • Vídeo-aulas, materiais de apoio, E-books (é isso mesmo, no plural) exclusivos e bônus especiais.
  • ORIENTAÇÃO ONLINE! ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS! (O maior diferencial!)

Só pra você ter uma ideia, eu respondo cerca de 30 a 40 e-mails por dia. E assumo o compromisso de responder os alunos com, no máximo, 48 horas! Isso é mais do que muitos orientadores fazem, pode ter certeza. E se você quer entender melhor como funciona o Método do TCC Sem Drama, dá uma olhada nisso: TCC Sem Drama – a prova de falhas.

É por essas e por outras que eu nem chamo os meus substitutos de “concorrentes”. Entenda porque neste vídeo.

O QUE ESCREVER NOS CAPÍTULOS DO SEU TCC

Capítulo do TCC

O que escrever nos capítulos do seu TCC – aprenda definitivamente!

“Travei!”

“Tô perdido!”

“Não consigo escrever!”

“Não sei colocar as ideias no papel!”

“Não consigo fazer os meus capítulos!”

Você se familiarizou com alguma dessas situações?

Então, pode respirar aliviado, porque este texto vai te ajudar a descobrir O que escrever nos capítulos do seu TCC.

Isso também vai te ajudar a produzir o seu texto muito mais rápido e sem perder qualidade.

Quando você sabe o que fazer, você fica mais produtivo. A gente perde muito tempo quando ficamos imaginando o que deveríamos fazer ou se estamos no caminho certo.

Então, se você tem um monte de informações nas mãos (e isso não é nada bom! Veja também: Informação demais só atrapalha) e não sabe o que fazer com elas, leia o texto a seguir.

Todo TCC está baseado em uma Estrutura Básica – Tema delimitado, Problema de pesquisa e Objetivos.  E se você ainda nem montou a sua Estrutura Básica do seu trabalho, dá uma olhada: O Problema de pesquisa não precisa ser um problema.

E são justamente os Objetivos Específicos que definem o que você deve escrever no Desenvolvimento, ou seja, o que escrever nos capítulos do seu TCC.

A lógica é quase matemática:

1 Capítulo = 1 Objetivo Específico (ou seja, um capítulo para cada objetivo específico)

O texto dos seus capítulos será exatamente o desenvolvimento de cada um dos seus Objetivos Específicos. Veja um exemplo no vídeo.

Outra técnica interessante é Criar Roteiros para os seus Capítulos! Como assim?

Para saber O que escrever nos capítulos do seu TCC, uma boa dica é Definir tópicos ou conjunto de informações que você deve montar (em ordem) no seu capítulo.

Por exemplo, se um dos seus Objetivos Específicos é Conceituar Sustentabilidade, você pode montar o seguinte roteiro:

  1. Apresentar o histórico da sustentabilidade;
  2. Apresentar diferentes conceitos de sustentabilidade;
  3. Comparar os conceitos;
  4. Relacionar a sustentabilidade à escassez de recursos na economia capitalista.

Assim, você sabe exatamente O QUE ESCREVER e EM QUE ORDEM ESCREVER ao longo do seu capítulo.

Alunos que criam Roteiros Economizam, em média, 5 dias na produção de cada capítulo!

Então, não caia na armadilha de sair escrevendo que nem uma barata tonta. Faça primeiro o seu Roteiro.  Essa é uma forma de Evitar 2 Erros que você tem Chances Enormes de Cometer no seu TCC!

o-que-escrever-nos-capitulos-do-seu-tccSe você quer realmente um trabalho digno de aprovação, e fazer todo o conteúdo do TCC, como Problema de pesquisa, Referencial Teórico, Desenvolvimento do TCC, Metodologia do TCC, Conclusão do TCC e até a Apresentação do TCC, além de saber exatamente O que escrever nos capítulos do seu TCC e parar definitivamente de perder tempo buscando conteúdos na internet que não vão te ajudar em nada, aconselho fortemente que veja esse link, onde eu explico exatamente como você pode fazer um TCC até 10x mais rápido, passo a passo, com conteúdo rico e aprovado por mais de 8.000 alunos em todo o Brasil: TCC SEM DRAMA

Ou basta clicar no banner abaixo:

Se a postagem sobre O que escrever nos capítulos do seu TCC te ajudou em alguma coisa, então compartilhe com os seus amigos e não esqueça de deixar aí o seu comentário para que possamos melhorar e continuar ajudando os alunos.

Como Fazer um TCC Passo a Passo – Plágio e softwares de TCC?

Como fazer um TCC passo a passo – plágio e softwares de TCC?

O que isso tem a ver com seu TCC? TUDO!

Ou você não se importa em ouvir do seu orientador: “Seu trabalho tem plágio! Zero!”

É… eu sei que você se importa. O problema é que muitos alunos morrem de medo do plágio, mas não sabem exatamente quando ele acontece.

Definir o plágio é muito simples. Plágio é Roubar a Ideia do Outro. Simples assim. Quando você usa uma ideia, texto ou argumento de outro autor como se eles fossem seus, pronto! Você cometeu plágio.

E aí você pode dizer: “mas o TCC (monografia, artigo, relatório, dissertação, tese…) não é um trabalho baseado em referenciais? Ou seja, eu obrigatoriamente tenho que usar as ideias dos outros.”

Claro que sim, mas você não precisa dizer que a ideia é sua! Para isso, existem as CITAÇÕES. E o treinamento online do TCC Sem Drama te mostra, entre várias outras coisas, Como Fazer as Citações Corretamente.

O inferno é que agora inventaram uns malditos Softwares que Acusam Plágio! Assista o vídeo abaixo e veja porque esses Softwares são uma tremenda enganação e servem como muletas para alguns orientadores.

Aproveita também para descobrir que essa historinha de Software que te ensina a escrever ou que escreve o seu TCC por você é uma tremenda Roubada! Olha aí e presta atenção na constatação do final do vídeo. Pura lógica!

Softwares que identificam plágio e softwares que te ajudam a escrever? Fala sério? Vai mentir pro Delegado!
E se você gostou do conteúdo do vídeo e quer fazer um Comentário ou Deixar a sua Dúvida, desce sua barra de Rolagem e Escreve aí! Vamos conversar!