Conclusão do TCC, o que Escrever?

Como fazer um tcc passo a passo – o que escrever na Conclusão do TCC… aaahhh… a doce arte de ENCHER LINGUIÇA!

Eu, particularmente, não vejo muita função para a Conclusão em um TCC, mas, como ela é exigida, neste post você vai aprender O QUE ESCREVER NA CONCLUSÃO DO SEU TCC.

Só para você ter uma ideia, a conclusão tem 3 conjuntos de informação. E você vai escrever de 1 a 4 parágrafos para cada um desses conjuntos de informação (o número de parágrafos varia segundo o nível de chatice do seu orientador. Orientador mais chato = mais parágrafos!).

E quais são esses conjuntos de informação que compõem a sua Conclusão?

1 – Contribuição acadêmica – reforce a importância, a relevância do seu trabalho (“Mas, Amilton, eu já não fiz isso na minha Justificativa?” Sim, você fez, mas vai repetir de outra forma. Eu disse, é repetitivo! E se você ainda não fez a sua Justificativa, veja isso: Como Fazer a Justificativa do seu TCC)

2 – Apresentação (sucinta!) dos principais resultados da sua pesquisa (“Mas, Amilton, eu já não fiz isso no meu Desenvolvimento?” Sim, você fez, mas vai repetir de outra forma. Eu disse, é repetitivo! E se você ainda não fez o seu Desenvolvimento e tem dificuldades em desenvolver os Capítulos do seu TCC, veja isso: O QUE ESCREVER NOS CAPÍTULOS DO SEU TCC)

3 – Sugestões de novas pesquisas – esse item é opcional, mas seu orientador vai adorar!

Ainda confuso? Assista o vídeo aí abaixo e aproveita para Deixar o Seu Comentário ou Dúvida lá no final da página.