Como fazer a introdução do TCC? Confira a maneira correta

A primeira coisa a ter em mente é que todas as introduções são iguais, então, possuem os mesmos elementos. Muitos estudantes ficam perdidos nessa etapa da produção, por não receberem as informações corretas de seus orientadores. Para sua sorte, estou aqui e vou te passar o roteiro para fazer uma boa introdução.

Começando os trabalhos

Em suma, essa parte do seu trabalho tem a mesma estrutura, não apenas para o projeto final, como também para o pré-projeto, com os seguintes tópicos: contextualização, justificativa, problema de pesquisa, objetivos gerais e específicos e a metodologia. Elas devem estar conectadas e situar o leitor do que seu texto irá conter.

No pré-projeto, uma breve apresentação de sua pesquisa é a introdução, esses tópicos acima são elementos separados. Ali você informa seu tema, conta uma história sobre aquilo. De fato, uma contextualização para inserir seu leitor naquele ambiente.

Já no projeto final, a introdução é o conjunto de todos esses tópicos como um corpo só, com o acréscimo opcional de capítulos. Sendo assim, sugiro aos meus alunos que iniciem a pesquisa delimitando, e já escrevendo, a estrutura básica que contém o problema, o objetivo geral e os específicos e o tema definido. Desse modo, você já terá cinco elementos da sua introdução, poupando tempo e aumentando produtividade.

O que dizer em minha introdução?

Então, seguindo os tópicos, a contextualização apresenta seu tema, situa o leitor, destaca desde quando é pesquisado e porque é utilizado. Siga com o porquê seu tema é importante no contexto geral. Também diga o que você busca responder em seu trabalho e quais objetivos, relatando sua metodologia, fontes referenciais, como os resultados são abordados e o tipo de pesquisa. Pronto, essa é a sua introdução.

Em meus trabalhos, eu acrescento a estrutura dos capítulos, dizendo resumidamente o que terá em cada um deles. Isso é opcional, mas é outra ajuda para situar melhor o leitor e ganhar pontos com orientador e banca. Se possível, dê uma chance.

Uma introdução diz muito sobre o trabalho ser bom ou ruim, se vale a aprovação ou não. Portanto, siga os passos citados aqui e inicie seu texto da maneira correta. 

Quer saber mais sobre isso, clique aqui e confira um vídeo que preparei para o meu canal no Youtube sobre introdução de TCC na prática. Aproveite e se inscreva por lá para receber mais dicas valiosas e passar para o lado dos aprovados.

 

Abraço,

Professor Amilton Quintela.

Introdução do seu TCC, o que escrever e por onde começar?

Você sabe o que escrever na introdução do seu TCC?

Você já parou na frente do seu computador sem ter a menor ideia sobre a introdução do seu TCC, o que escrever e por onde começar?

introdução do seu TCC

Eu já passei por isso. E como eu não desejo essa situação para ninguém, é hora de resolver esse problema. Muita gente, mas muita gente mesmo me pergunta: “Amilton, o que eu devo escrever na Introdução do meu TCC?”

Aí vai a resposta:

A Introdução do seu TCC é a própria apresentação prévia do seu TCC. É nela que o leitor fica sabendo sobre o que você vai falar, como você vai desenvolver a sua pesquisa, quais é a importância do seu trabalho e quais são os seus objetivos… mas, falando assim, ainda está confuso. Então, vamos simplificar. A sua Introdução deve ter (preferencialmente nesta ordem):

– Apresentação do tema/contexto (o tema do seu TCC não é simplesmente “jogado” no texto. Ele deve ser apresentado em um contexto. Deve ser esclarecido para o leitor, que pode não conhecer o tema tão bem quanto você.)

– Delimitação do tema e justificativa (restrição do tema, para que ele possa ser investigado e justificativa, ou seja, porque investigar o tema, qual é a importância do seu assunto. Você precisa convencer o seu leitor de que o seu tema é mesmo importante.)

– Problema (a base de todo o conteúdo do seu TCC. O problema é a pergunta de pesquisa que você vai responder.)

– Objetivos (o objetivo geral é o seu problema na afirmativa e com um verbo à frente: identificar, analisar, avaliar… e os objetivos específicos são as etapas para alcançar o seu objetivo geral.)

Todos esses elementos devem estar em um único texto coeso, com início, meio e fim.

Então, é na introdução do seu TCC que você diz às pessoas qual é o seu tema, coloca o seu tema em um contexto (ou seja, como ele se apresenta na realidade), delimita o seu tema, para dizer exatamente qual aspecto do assunto escolhido você vai tratar, justifica a importância do seu tema e, finalmente, apresenta seu problema e objetivos. E é muito legal, antes de finalizar a sua introdução, você fazer um parágrafo dizendo o que vai abordar em cada um dos capítulos do Desenvolvimento do seu trabalho. (Lembre-se, os capítulos devem estar relacionados ao desenvolvimento de cada um dos seus objetivos específicos.)

Ainda não entendeu, aí vai a explicação em vídeo! Dá uma olhada. E se ficar alguma dúvida, faz aí no final do post o seu Comentário.

Recapitulando: é na introdução do seu TCC em que você faz a apresentação prévia do seu trabalho.  Portanto, é nela que o leitor fica sabendo sobre o que você vai falar, como você vai desenvolver a sua pesquisa, quais são a importância do seu trabalho e quais são os seus objetivos…

introdução do seu TCC, o que escrever

Não se esqueça de dizer às pessoas qual é o seu tema, coloca o seu tema em um contexto (ou seja, como ele se apresenta na realidade), delimita o seu tema, para dizer exatamente qual aspecto do assunto escolhido você vai tratar, justifica a importância do seu tema e, finalmente, apresenta seu problema e objetivos. Viu, como é simples fazer a introdução do seu Trabalho?
Se você quer realmente um trabalho digno de aprovação, e fazer todo o conteúdo do TCC, como a Introdução do seu TCC, Problema de pesquisa, Referencial Teórico, Desenvolvimento do TCC, Metodologia do TCC, Capítulos do seu TCC, Conclusão do TCC e até a Apresentação do TCC, além de parar de ficar perdendo tempo buscando conteúdos na internet que não vai te ajudar em nada, aconselho fortemente que veja esse link, onde eu explico exatamente como você pode fazer um TCC até 10x mais rápido, passo a passo, com conteúdo rico e aprovado por mais de 8.000 alunos em todo o Brasil: TCC SEM DRAMA

Ou basta clicar no banner abaixo: