A primeira coisa a ter em mente é que todas as introduções são iguais, então, possuem os mesmos elementos. Muitos estudantes ficam perdidos nessa etapa da produção, por não receberem as informações corretas de seus orientadores. Para sua sorte, estou aqui e vou te passar o roteiro para fazer uma boa introdução.
Começando os trabalhos
Em suma, essa parte do seu trabalho tem a mesma estrutura, não apenas para o projeto final, como também para o pré-projeto, com os seguintes tópicos: contextualização, justificativa, problema de pesquisa, objetivos gerais e específicos e a metodologia. Elas devem estar conectadas e situar o leitor do que seu texto irá conter.
No pré-projeto, uma breve apresentação de sua pesquisa é a introdução, esses tópicos acima são elementos separados. Ali você informa seu tema, conta uma história sobre aquilo. De fato, uma contextualização para inserir seu leitor naquele ambiente.
Já no projeto final, a introdução é o conjunto de todos esses tópicos como um corpo só, com o acréscimo opcional de capítulos. Sendo assim, sugiro aos meus alunos que iniciem a pesquisa delimitando, e já escrevendo, a estrutura básica que contém o problema, o objetivo geral e os específicos e o tema definido. Desse modo, você já terá cinco elementos da sua introdução, poupando tempo e aumentando produtividade.
O que dizer em minha introdução?
Então, seguindo os tópicos, a contextualização apresenta seu tema, situa o leitor, destaca desde quando é pesquisado e porque é utilizado. Siga com o porquê seu tema é importante no contexto geral. Também diga o que você busca responder em seu trabalho e quais objetivos, relatando sua metodologia, fontes referenciais, como os resultados são abordados e o tipo de pesquisa. Pronto, essa é a sua introdução.
Em meus trabalhos, eu acrescento a estrutura dos capítulos, dizendo resumidamente o que terá em cada um deles. Isso é opcional, mas é outra ajuda para situar melhor o leitor e ganhar pontos com orientador e banca. Se possível, dê uma chance.
Uma introdução diz muito sobre o trabalho ser bom ou ruim, se vale a aprovação ou não. Portanto, siga os passos citados aqui e inicie seu texto da maneira correta.
Quer saber mais sobre isso, clique aqui e confira um vídeo que preparei para o meu canal no Youtube sobre introdução de TCC na prática. Aproveite e se inscreva por lá para receber mais dicas valiosas e passar para o lado dos aprovados.
Abraço,
Professor Amilton Quintela.