Pesquisa qualitativa ou quantitativa: entenda a diferença

Definir a metodologia ideal é essencial para escrever um bom TCC, afinal, todas as suas ideias vão partir do tipo de pesquisa que você utilizar. Dessa forma, surge uma dúvida muito comum dos alunos: Para produzir meu trabalho, qual abordagem devo utilizar? Quantitativa ou Qualitativa? Entenda agora a diferença.

Conheça o seu TCC antes de escolher a sua abordagem

Antes de mais nada, é importante salientar que não existe um tipo ideal. Vai depender muito da sua metodologia, se sua pesquisa será oratória, descritiva ou explicativa e se vai utilizar fontes secundárias que é o material teórico, ou fontes primárias que é o material de campo. Tudo isso é levado em consideração para definir se os resultados serão abordados de forma qualitativa, quantitativa ou também de forma quali quanti – já chegaremos lá.

O que você deve levar em consideração é que, após a pesquisa, você irá expor seus argumentos se sustentando em conceitos, números ou ambos. Caso se baseie em análise de discursos, pesquisas de opinião e conceitos – que serão transformados em resultados e, posteriormente, na análise –, a sua abordagem é qualitativa. Por outro lado, se você se basear em números, dados, vendas, porcentagem, crescimento e outros, a sua pesquisa é quantitativa.

Por exemplo, vamos supor que seu trabalho trata da percepção da qualidade do cliente ao consumir determinado produto. Caso aponte os resultados diante do discurso, percepção ou aquilo que a pessoa entrevistada sentiu, a pesquisa é qualitativa. Mas se falar da qualidade do produto utilizando o número de vendas, é quantitativa. Viu, bem simples.

É possível utilizar as duas pesquisas?

Há também a possibilidade de você se basear tanto no discurso do cliente, como nas vendas para sustentar seus argumentos. Aí ocorre o que se chama de abordagem quali quanti, quando utiliza tanto os conceitos como os números.

O importante é conseguir levantar bons dados, utilizando fontes de credibilidade para que sua pesquisa e argumentos tenham fundamentos interessantes e sustentem sua tese.

Quer saber mais sobre a diferença de pesquisa qualitativa e quantitativa? Vou deixar aqui abaixo o link para um vídeo que preparei para o meu canal no Youtube. Aproveite e se inscreva por lá para receber todas as dicas e produzir um TCC nota 10.

Venha para o lado de mais de 30 mil aprovados!

 

 

Abraços,

Professor Amilton Quintela.