Como começar o referencial teórico

Todo trabalho acadêmico precisa ter uma sustentação teórica, uma base científica. Às vezes, é normal se assustar diante de um mundo de artigos, livros e teses. Assim, minha função é encurtar seu caminho rumo a aprovação, aprenda aqui tudo sobre referencial teórico.

Nessa parte do trabalho, você vai apresentar todos os conceitos chave da sua pesquisa. Por exemplo, vamos supor que seu TCC fale sobre marketing digital e o comportamento do consumidor, no referencial teórico terá a explicação de seu tema, quando começaram os estudos sobre isso, o que é importante ressaltar, etc.

A principio, antes de sair lendo todos os conceitos e definições, o ideal é que você determine seu tema, encontre o problema da sua pesquisa, o objetivo geral e os específicos. Afinal, não adianta pesquisar referencial teórico com o tema ainda muito amplo. Portanto, após esses passos, vamos ao que importa.

Faça sua pesquisa acadêmica

Primeiramente, separe os conceitos chave do seu trabalho. Abra uma plataforma de pesquisa acadêmica online (que pode ser o Google Acadêmico) e faça combinações de palavras-chave como “marketing digital+consumidor”, e outras como redes sociais, internet, compras. Todas que combinem com seu tema central.

Vão surgir vários artigos direcionados para você, todos relacionados às palavras pesquisadas. Agora, separe de três a cinco textos e leia o resumo. Se der match com sua pesquisa acadêmica, salve-o, se não, siga sua busca. Com os artigos definidos, cruze as referências deles, identificando autores e obras usadas. Caso, por exemplo, alguém apareça nas cinco monografias, é sinal de que aquele conteúdo é ideal para o que você está produzindo, aumentando seu propósito.

Acima de tudo, é importante definir bem os conceitos do seu TCC antes de sair pesquisando vários livros e artigos. Seguindo esses passos você vai poupar tempo e tornar os processos da pesquisa mais simples. Quer mais dicas como essa? Acesse meu site e confira o video abaixo para saber como produzir o trabalho nota 10 em tempo recorde.

Passe para o lado dos aprovados!

 

 

Abraços,

Professor Amilton Quintela.

Porque você não consegue encontrar Referencial Teórico para o seu TCC

Porque você não consegue encontrar Referencial Teórico para o seu TCC: 2 motivos básicos. Quais são? Eu vou te contar neste texto!

A situação se repete… semestre após semestre… eu escuto: “Professor, eu não consigo encontrar Referencial Teórico para o meu TCC!”

Então, eu mostro as técnicas do TCC Sem Drama para Pesquisar Referencial Teórico e ainda Economizar Tempo.

E então?… eu escuto novamente: “Professor, eu não consigo encontrar Referencial Teórico para o meu TCC!”

Por quê? A resposta passa por duas questões:

  1. Você não está sabendo conversar com o Google;
  2. Você pode sofrer de Miopia de Conteúdo.

O Google está louco pra te entregar o que você precisa, mas você tem que saber pedir. Veja como no vídeo abaixo.

Se você ainda acredita que só vai conseguir fazer o seu TCC quando encontrar um modelo com Tema e Assunto Idênticos ao do seu trabalho, você sofre de Miopia de Conteúdo! Veja o que é isso no vídeo abaixo e deixe o seu comentário lá no fim da página:

Dá uma olhada no nosso Canal do Youtube: Canal do TCC Sem Drama

E visite também a nossa Página do Facebook: facebook.com/tccsemdrama

Deixa o seu Comentário ou Dúvida no fim da página!

Abraços.

Amilton Quintela

Como montar TCC: informação demais só atrapalha!

Como montar TCC da maneira mais produtiva? Eu posso te dizer uma coisa: informação demais só atrapalha!

Quando alguém me diz: “Professor, eu já tenho um monte de material sobre o meu tema! Isso não é legal?”

Eu penso: “Meu Deus! Teremos problemas!”

A verdade é que, quando o assunto é TCC, assim como Tempo Demais Atrapalha (e eu já escrevi um post sobre isso), informação demais também atrapalha.

E antes que você me chame de louco, quem diz isso são os maiores estudiosos do comportamento humano do mundo!

Então: DESAPEGA! DESAPEGA! Porque mais importante do que ter muito referencial é ter referencial de qualidade. (Assista ao vídeo abaixo)

Quando você está exposto a muita informação, sua atenção fica dispersa e você perde a capacidade de processar as informações e encaixá-las nos lugares certos do seu TCC.

Por isso, a pesquisa de referencial teórico deve ser direcionada e seletiva. Veja como neste outro texto do blog: como pesquisar referencial teórico.

Assista ao vídeo e pare de acumular informações inúteis. E depois deixa o seu Comentário no fim da página. E compartilha o vídeo com seus amigos.

Gostou do vídeo? Tem alguma dúvida? Deixa aí o seu Comentário.

E aproveita para compartilhar o vídeo com seus amigos e conhecidos que também precisam fazer um TCC. Vamos espalhar tranquilidade!

Abraços.

Amilton Quintela

Pesquisar Referencial Teórico e ainda Poupar Tempo

Como pesquisar referencial teórico e ainda poupar tempo?

Pesquisar Referencial Teórico

O que é Referencial Teórico?

Ele está presente nos trabalhos acadêmicos (TCC), e nada mais é do que um resumo de discussões já feitas por outros autores sobre determinado assunto, serve para embasar o desenvolvimento de um tema específico.

Algumas instituições o chamam de Revisão Bibliográfica ou Embasamento Teórico. Antes de fazer o referencial teórico, é necessário consultar as referências bibliográficas condizentes a área de estudo a ser desenvolvido, ou seja, certificar que as pesquisas previamente realizadas por autores sobre a temática a ser construída.

Nele são apresentados variados conceitos de suma importância, justificativas e características sobre o assunto abordado, do ponto de vista da análise realizada por outros autores.

Se você quer saber como fazer referencial teórico tcc, seguindo um modelo à prova de falhas, que já ajudou mais de 10.700 alunos alunos no Brasil e também fora do país, que também tinham dúvidas, assim como você, a respeito como fazer referencial teórico ABNT, assista ao vídeo abaixo!

No vídeo o mestre em TCC, Professor universitário Amilton Quintela, revela qual é a estrutura exata para um excelente Referencial Teórico.

Dica para Agilizar o Referencial Teórico.

Quer agilizar a sua pesquisa de Referencial Teórico?

Que tal economizar de 4 a 8 semanas?

Dá uma olhada neste vídeo. E deixa aí o seu Comentário! É só descer um pouco a barra de rolagem.

Gostou do vídeo? Tá certo que a dica tá no final, mas ela é valiosa.

Se tiver alguma dúvida, deixa aí o seu Comentário. Desce a barra de rolagem e você vai ver a área de comentários.