Como começar o referencial teórico do TCC do jeito certo!
Todo trabalho acadêmico (e este é o caso do TCC, artigos, monografias, dissertações, teses…) precisa ter uma sustentação teórica, uma base científica. Às vezes, é normal se assustar diante de um mundo de artigos, livros e conteúdos para leitura. E se o referencial teórico te causa uma certa angústia, a minha função aqui é encurtar seu caminho rumo a aprovação, então, é hora de aprender tudo o que você realmente precisa saber sobre o referencial teórico.
No referencial do seu TCC, artigo ou monografia, você vai apresentar todos os conceitos chave, ou seja, os conceitos centrais da sua pesquisa. Mas o que são conceitos chave? Eu explico!
Digamos, por exemplo, que seu TCC fale sobre marketing digital e o comportamento do consumidor. Um tema delimitado do tipo: a relação entre as ações de marketing digital e o comportamento do consumidor e seu engajamento online. Quais são as duas variáveis que se relacionam no seu tema? Isso mesmo! Marketing digital e comportamento do consumidor. Então, no seu referencial teórico, você explicará que conceitos são esses. Sempre a partir da ótica de outros autores e conteúdos, ou seja, dos referenciais que você vai pesquisar para o seu trabalho.
E se você tem dificuldades na pesquisa do referencial, eu vou falar mais sobre isso neste artigo, mas eu recomendo que você também veja como pesquisar referencial e poupar tempo, conteúdo também disponível aqui no blog.
Antes de sair lendo todos os conteúdos, conceitos e definições relacionados ao seu tema, o ideal é que você não só defina o seu tema, mas delimite esse tema, elabore o seu problema da sua pesquisa, o seu objetivo geral e os objetivos específicos. Esses elementos forma o que nós chamamos de Estrutura Básica do TCC. E é sempre a partir dessa estrutura que eu recomendo que os meus alunos do TCC Sem Drama comecem os seus trabalhos. Se você quer saber mais sobre a Estrutura Básica, veja como começar o TCC do jeito certo.
E uma coisa é certa! Não adianta pesquisar referencial teórico com um tema ainda muito amplo e que não relaciona variáveis.
Faça sua pesquisa acadêmica de referencial teórico
Primeiramente, separe os conceitos chave do seu trabalho (eu já disse isso). Abra uma plataforma de pesquisa acadêmica online (eu recomendo que você comece pelo Google Acadêmico) e faça combinações de palavras-chave. Para o nosso exemplo, você pode pesquisar combinações do tipo: “marketing digital + consumidor”, “marketing digital + comportamento do consumidor”, “marketing digital + consumidor online”… e outras que combinem com as variáveis mais importantes do seu tema.
Detalhes:
- Use o símbolo “+” para combinar as palavras (vai por mim, o Google vai te entender e te retornar melhores resultados);
- Como eu recomendo aos meus alunos do TCC Sem Drama, faça, no mínimo, umas 5 diferentes combinações de palavras-chave. Eu costumo fazer 10!
Ao pesquisar como eu indiquei acima, você terá retornos de artigos (e outras produções científicas) direcionados para você, todos relacionados às palavras pesquisadas. Agora, separe de três a cinco textos e leia o resumo.
Se der match com sua pesquisa acadêmica, salve o conteúdo, se não, siga sua busca. Com os primeiros artigos já definidos e selecionados, cruze as suas referências (ou seja, aqueles autores e obras que são listados lá no final de cada artigo que você selecionou), identificando autores e obras recorrentes, ou seja, que aparecem mais de uma vez.
Esses autores e obras que são repetem são o conteúdo mais relevante para o seu tema e para o seu TCC. São os chamados conteúdos de autoridade e confiança!
Lembre-se de que é muito importante definir bem os conceitos do seu TCC antes de sair pesquisando vários livros e artigos. Seguindo esses passos, você vai poupar tempo e tornar os processos da pesquisa mais simples. Confere também o vídeo que eu publiquei no canal do Youtube do TCC Sem Drama, sobre o começo do referencial teórico.
Quer mais dicas como essa? Acesse meu treinamento online para saber como produzir o trabalho nota 10 em tempo recorde.
E se tiver dúvidas, fala comigo aí na área de comentários, logo depois do artigo.
Passe para o lado dos aprovados!
Abraços,
Prof. Amilton Quintela