Como fazer um TCC mais Rápido, reduzir ou eliminar de vez a angústia e o desespero.
Veja essas 3 Dicas Infalíveis que mais de 40 Mil Alunos Aprovados do TCC Sem Drama já usaram com Sucesso
“Como fazer um TCC mais rápido, Amilton?” “Como eu faço para não ficar angustiado, Amilton?” “Como eu posso ser produtivo sem me deixar levar pelo desespero?…”
De tanto ouvir essas perguntas, semestre após semestre, dos meus alunos de cursos presenciais e também do TCC Sem Drama, eu resolvi fazer um vídeo com 3 Dicas Infalíveis.
Então, preste atenção. E não me venha com teorizações e justificativas, porque o conhecimento que eu vou te mostrar aqui, se for realmente aplicado, pode sim salvar a sua pele.
E por que eu digo isso com tanta convicção? Porque eu já vi mais de 40 Mil Alunos do nosso Treinamento Online aplicando essas simples, mas impactantes mudanças, e efetivamente aprendendo como fazer um TCC muito mais rápido e produtivo, com base em novas posturas e gestão estratégica do tempo.
Como eu sempre digo para os alunos do TCC Sem Drama, via e-mail e WhatsApp, e também nas sessões de mentoria online, mais de 75% do sucesso em qualquer atividade que você pretende desenvolver (incluindo aí o TCC) estão diretamente relacionados ao seu comportamento e não com um conhecimento ou competência técnica específica.
Isso quer dizer que, quando o assunto é como fazer um TCC, menos de 25% do sucesso dependem de conhecimentos e competências técnicas.
Você já viu alguém afundando em areia movediça? (Eu sinceramente espero que não!) Bom, a questão aqui não é a areia movediça em si, mas o fato de que a última coisa que alguém preso em areia movediça deve fazer é: cair no desespero e começar a se debater.
Por que isso? Porque se a pessoa começa a se debater, ela apenas afunda com mais rapidez.
E por que eu estou te dizendo isso? Simples. A questão é que os alunos que precisam fazer um TCC, sobretudo os que tem pouco tempo livre disponível e prazos curtos (a maioria, na verdade), vivem situação semelhante a afundar em areia movediça, e a última coisa que eles devem fazer é: deixar o desespero tomar conta.
Quando o assunto é como fazer um TCC e o desespero assume o controle, as consequências são duas:
O aluno TRAVA!
O aluno começa a repetir um discurso de vítima e assume um comportamento autodestrutivo. Isso é Autossabotagem!
O comportamento de autossabotagem se manifesta em frases do tipo: “Eu não sei fazer…”; “Eu não consigo fazer…”; “É muito difícil…”
… Oh Dia! Oh Céus! Oh Azar!
Agora me responde:
Como fazer um TCC mais rápido e com foco se você repete o tempo todo que não sabe, que não consegue, que não é capaz e que é muito difícil?
Você sequer terá tempo de pensar em soluções, porque estará muito ocupando se lamentando. E sabe o que é pior (e o que eu vou te dizer agora é Neurociência e não tem nada a ver com autoajuda ou lei da atração), cada vez que você repete uma dessas bobagens, seu cérebro começa a acreditar que elas são verdade.
Resultado? Você afunda cada vez mais rápido na areia movediça.
Mas não se preocupe. No vídeo abaixo, eu vou te jogar uma corda para te tirar da área movediça, mas é você quem decide se quer mesmo pegar a corda (aplicar as técnicas) e sair do sufoco.
Antes disso, deixa só eu deixar uma coisa bem clara. Quando eu mostro aos alunos como fazer um TCC e digo que o comportamento é responsável por mais de 75% do sucesso, eu não estou considerando que a parte técnica não seja importante.
Afinal, se isso fosse verdade, eu não teria, aqui mesmo no blog do TCC Sem Drama, artigos que mostram a técnica para começar o TCC do jeito certo, como fazer a justificativa, como montar uma introdução, como pesquisar referencial teórico e até como produzir uma fundamentação teórica.
Técnicas são importantes, claro! A questão é que, sem o comportamento certo, nenhuma técnica produzirá resultados.
Então, vamos às dicas:
Só para otimizar o conteúdo do vídeo, vamos a um resumo das dicas.
DICA 1
– A questão não é quanto tempo você tem, mas sim como você usa o tempo que você tem.
Para aprender de vez como fazer um TCC de maneira mais rápida e produtiva, não se deixe cair na armadilha do: “Hoje eu não fiz nada…”; “Eu não encontrei nada…”; “Eu não consegui escrever nada…”
CHEGA!
Se você pesquisou e ainda não encontrou conteúdo; ou se você escreveu menos linhas do que pretendia… isso não quer dizer que você não trabalhou.
Por menor que seja o avanço, você já fez mais do que tinha antes!
O que eu estou te dizendo é: pare de se concentrar no problema, concentre-se na SOLUÇÃO!
Mas como fazer isso?
DICA 2
– Use a sua Inteligência Emocional.
Toda vez que um aluno me diz algo do tipo: “Eu SÓ FIZ a minha Estrutura Básica.”; eu sempre replico: “Você JÁ FEZ a sua Estrutura Básica.”; que, inclusive é a parte mais importante do TCC.
Inteligência emocional significa adotar uma postura positiva e comprometida diante dos desafios. Saber lidar com o stress como um estímulo e não como uma ameaça.
E pode me corrigir se eu estiver errado, mas fazer um TCC é um desafio, certo?!
Usar a sua inteligência emocional significa ver o copo meio cheio e não meio vazio. Significa trocar lamentações, que não contribuem em nada e criam novos problemas, por Concentração, Foco e Ação.
E se você não acredita que isso pode ser um grande impulso de confiança e pode realmente impactar a sua produtividade, desculpe, mas você não vai mesmo descobrir como fazer um TCC mais rápido.
Por último, mas não menos importante:
DICA 3
– Como em tudo na vida, um TCC aprovado também precisa de PLANEJAMENTO.
Pare de produzir de maneira aleatória e confusa. Direcione o seu texto. Monte a sua Estrutura Básica. E você pode ver como fazer isso aqui mesmo no Blog, no artigo: Como Começar o TCC do Jeito Certo.
Direcione o conteúdo do seu desenvolvimento construindo seus capítulos com base nos seus objetivos. Como fazer isso? Veja também aqui no Blog: O que Escrever nos Capítulos do TCC.
Em muitos momentos da vida, é preciso dar um passo para trás para dar vários passos para frente e aumentar a velocidade.
E é claro que isso também vale quando a questão é como fazer um TCC mais rápido.
Ah! E antes que eu termine este artigo, lembre-se da dica bônus mais do que especial para aprender como fazer um TCC mais rápido e sem angústia:
FIQUE ATENTO À SUA CURVA DE DESEMPENHO.
Ao invés de dedicar muitas horas contínuas para pesquisar ou produzir um volume grande de conteúdo, dedique poucas horas alternadas para cumprir metas específicas.
Ao invés de tirar 8 horas do sábado para produzir pouco e ficar frustrado, divida os seus esforços em 2 horas por dia, durante 4 dias. Ao invés de pesquisar (ou tentar pesquisar) todo o referencial de uma só vez, pesquise 2 artigos ou 2 autores realmente importantes para o seu tema. Ao invés de escrever (ou tentar escrever) 10 páginas de uma vez, escreva página por página.
O raciocínio é simples:
+ INTENSIDADE = + Confiança = + Resultados = – Desespero
E, se você está preocupado em como fazer um TCC e ainda controlar os nervos, use as técnicas acima e, se elas não derem resultado, pode me cobrar aqui.
Um pouco mais abaixo a gente tem uma área de comentários. Então, fica à vontade para falar comigo.
E é claro que você não precisa só me cobrar. Se também gostou dos conteúdos, quer me contar resultados positivos ou quer tirar uma dúvida, use a nossa área de comentários.
Trocar ideia com os alunos é a parte mais recompensadora do TCC Sem Drama.
Abraços.
Amilton Quintela
oi Amilton, Faço curso de Serviço Social, desde o inicio do curso vinha tendo zilhões de ideias sobre o que escrever, porém cheguei ao 4º ano e quando foi a hora de passar para o papel buguei e não consigo produzir
O problema foi justamente ter zilhões de ideias, Vanusa. Quando isso acontece, o foco fica prejudicado e é muito comum o aluno travar. Limpe a sua cabeça das ideias anteriores e veja este conteúdo sobre escolha do tema em 3 Passos: http://www.comomontartcc.com.br/tema-de-tcc/como-escolher-o-tema-do-seu-tcc-em-3-passos-simples/ E, uma vez estabelecido um foco e escolhido um assunto específico, veja isso: http://www.comomontartcc.com.br/como-fazer-tcc/como-comecar-o-tcc-do-jeito-certo-e-acelerar-o-seu-trabalho/ Abraços. Amilton Quintela