O que é o TCC? | Veja por onde começar

Saiba o que é TCC e qual o primeiro passo para atingir a sua aprovação e uma nota 10!

Pode parecer meio tola uma explicação sobre o que é o TCC, mas, acredite, não é.

Eu te digo isso porque, ao longo dos últimos 15 anos, eu descobri que a maioria dos alunos que chega ao meu treinamento online não tem ideia do que é um TCC.

O que é o TCC?

No TCC Sem Drama, temos diferentes tipos de alunos, alguns deles totalmente perdidos e sem nem saber por onde começar. Muitas vezes, sem ao menos ter a noção do que é o TCC, alimentando versões nas suas cabeças, muitas vezes distorcidas. Versões que, geralmente, trazem um terror desnecessário.

Também temos aqueles alunos que estão com dificuldades em uma parte específica do TCC, e outros que até já produziram boa parte do trabalho, mas ainda precisam finalizar e revisar o que fizeram.

A grande questão é que a maioria dos alunos é justamente desse tipo que não tem ideia do que fazer, pois estão absolutamente perdidos, travados. E, por conta disso, ficam angustiados e não conseguem produzir.

Muitas vezes, esses alunos não saem do lugar porque não têm, na sua instituição ou no seu orientador, o amparo necessário, direcionado para que eles realmente possam trocar o sofrimento por produtividade.

O que você precisa saber sobre o seu trabalho acadêmico

Alunos que não sabem sequer o que é um TCC, acabam escutando versões muito complexas, com muita pompa acadêmica, quando recorrem a seus professores, orientadores ou à instituição em que estudam.

“Ah, o TCC é um trabalho de caráter acadêmico científico voltado para pesquisa e solução de uma questão específica, dentro de uma metodologia…”  Não! O aluno não precisa saber disso! 

O que ele precisa saber é o que ele vai ter que fazer no seu trabalho. E, principalmente, como ele vai fazer.

Vou esclarecer para você o que é um TCC, de maneira muito simples e direcionada, para que não fique nenhuma dúvida, do tipo que aparece frequentemente nas minhas orientações online, como por exemplo: “Professor Amilton, lá na minha instituição não tem TCC, porque eu vou fazer uma monografia, certo?”.

Errado! Você vai sim fazer um TCC. Porque, na verdade, TCC é um nome genérico que significa Trabalho de Conclusão de Curso. Não, não é Tormento de Conclusão de Curso! E o TCC, por não ser um modelo específico de produção científica, deve assumir um formato, uma estrutura definida. Portanto, o TCC pode ser um artigo, uma monografia, uma dissertação (no caso do Mestrado) e uma tese (no Doutorado).

Agora, o importante mesmo é entender que o TCC não é esse monstro que surgiu das trevas para atrasar sua vida, para te atrapalhar, para te fazer sentir mal ou para tomar todo o seu tempo livre. Aliás, os alunos do TCC Sem Drama produzem seus trabalhos em uma média de 27 dias e não abrem mão de todo o seu tempo livre para isso.

O seu trabalho pode ser muito mais simples do que as pessoas acreditam.

O primeiro passo para um TCC mais simples

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que o seu trabalho acadêmico pode sim ser mais simples. Se você acredita que algo vai ser difícil, você convence o seu cérebro disso. E é aí que tudo fica muito mais difícil mesmo.

O Trabalho de Conclusão de Curso é um nome dado a qualquer trabalho avaliativo que encerra um ciclo. Seja ele sua graduação, pós-graduação, sua especialização, seu mestrado ou doutorado. Para se formar, você precisa fazer um TCC.

Este trabalho assume nomes diferentes, por exemplo: no mestrado, a gente tem a dissertação; no doutorado, temos a tese; na graduação, na pós ou nas especializações, podemos ter artigos ou monografias. Inclusive, algumas instituições criam nomes próprios para os seu modelos de trabalhos, como: TGA, TFG, entre outros.

Existe um modelo pronto de TCC?

Tecnicamente falando, não existe um modelo que seja o TCC.

Em toda instituição, ele assume uma forma. Podendo ser um artigo, uma monografia, um relatório de pesquisa, um estudo de caso… a sua instituição precisa escolher um modelo, e, dentro daquele modelo, você desenvolve o seu Trabalho de Conclusão de Curso.

A boa notícia é que todos esses trabalhos têm uma estrutura absolutamente comum, que é a divisão em três partes distintas:

  1. Introdução (com elementos específicos);
  2. Desenvolvimento (com a sua divisão de capítulos ou seções);
  3. Conclusão.

A estrutura científica se mantém em todos esses tipos de trabalhos, com alguns pequenos ajustes para cada um deles. Mas, a estrutura científica básica é a mesma.

É por isso que, no TCC Sem Drama, a gente orienta alunos que fazem todos os tipos de trabalho, em todas as áreas de conhecimento e em todos os cursos. Se você vai fazer um artigo, uma monografia, um relatório de pesquisa… e esses trabalhos são um objeto de avaliação para você finalizar o seu curso, sim, você vai fazer um TCC.

Espero que tenha ficado claro para você  o que é o TCC.

E se você quiser fazer o seu TCC, de qualquer modelo ou área de conhecimento, de um jeito fácil, conte com a gente. Acesse a nossa página oficial TCC Sem Drama – o treinamento e mentoria online.

E eu te vejo por aqui, do Lado dos Aprovados.

Abraços,

Prof. Amilton Quintela

Deixe um comentário