O QUE ESCREVER NOS CAPÍTULOS DO SEU TCC

Capítulo do TCC

O que escrever nos capítulos do seu TCC – aprenda definitivamente!

“Travei!”

“Tô perdido!”

“Não consigo escrever!”

“Não sei colocar as ideias no papel!”

“Não consigo fazer os meus capítulos!”

Você se familiarizou com alguma dessas situações?

Então, pode respirar aliviado, porque este texto vai te ajudar a descobrir O que escrever nos capítulos do seu TCC.

Isso também vai te ajudar a produzir o seu texto muito mais rápido e sem perder qualidade.

Quando você sabe o que fazer, você fica mais produtivo. A gente perde muito tempo quando ficamos imaginando o que deveríamos fazer ou se estamos no caminho certo.

Então, se você tem um monte de informações nas mãos (e isso não é nada bom! Veja também: Informação demais só atrapalha) e não sabe o que fazer com elas, leia o texto a seguir.

Todo TCC está baseado em uma Estrutura Básica – Tema delimitado, Problema de pesquisa e Objetivos.  E se você ainda nem montou a sua Estrutura Básica do seu trabalho, dá uma olhada: O Problema de pesquisa não precisa ser um problema.

E são justamente os Objetivos Específicos que definem o que você deve escrever no Desenvolvimento, ou seja, o que escrever nos capítulos do seu TCC.

A lógica é quase matemática:

1 Capítulo = 1 Objetivo Específico (ou seja, um capítulo para cada objetivo específico)

O texto dos seus capítulos será exatamente o desenvolvimento de cada um dos seus Objetivos Específicos. Veja um exemplo no vídeo.

Outra técnica interessante é Criar Roteiros para os seus Capítulos! Como assim?

Para saber O que escrever nos capítulos do seu TCC, uma boa dica é Definir tópicos ou conjunto de informações que você deve montar (em ordem) no seu capítulo.

Por exemplo, se um dos seus Objetivos Específicos é Conceituar Sustentabilidade, você pode montar o seguinte roteiro:

  1. Apresentar o histórico da sustentabilidade;
  2. Apresentar diferentes conceitos de sustentabilidade;
  3. Comparar os conceitos;
  4. Relacionar a sustentabilidade à escassez de recursos na economia capitalista.

Assim, você sabe exatamente O QUE ESCREVER e EM QUE ORDEM ESCREVER ao longo do seu capítulo.

Alunos que criam Roteiros Economizam, em média, 5 dias na produção de cada capítulo!

Então, não caia na armadilha de sair escrevendo que nem uma barata tonta. Faça primeiro o seu Roteiro.  Essa é uma forma de Evitar 2 Erros que você tem Chances Enormes de Cometer no seu TCC!

o-que-escrever-nos-capitulos-do-seu-tccSe você quer realmente um trabalho digno de aprovação, e fazer todo o conteúdo do TCC, como Problema de pesquisa, Referencial Teórico, Desenvolvimento do TCC, Metodologia do TCC, Conclusão do TCC e até a Apresentação do TCC, além de saber exatamente O que escrever nos capítulos do seu TCC e parar definitivamente de perder tempo buscando conteúdos na internet que não vão te ajudar em nada, aconselho fortemente que veja esse link, onde eu explico exatamente como você pode fazer um TCC até 10x mais rápido, passo a passo, com conteúdo rico e aprovado por mais de 8.000 alunos em todo o Brasil: TCC SEM DRAMA

Ou basta clicar no banner abaixo:

Se a postagem sobre O que escrever nos capítulos do seu TCC te ajudou em alguma coisa, então compartilhe com os seus amigos e não esqueça de deixar aí o seu comentário para que possamos melhorar e continuar ajudando os alunos.

12 comentários em “O QUE ESCREVER NOS CAPÍTULOS DO SEU TCC”

  1. Tenho que entregar meu TCC na proxima semana, comprando agora vai dar tempo de utilizar o material pra auxiliar?

    Responder
    • A resposta para sua pergunta é: depende de você, Sandro. Ao se inscrever no treinamento, você terá acesso ao conteúdo e técnicas que alunos já utilizaram para produzir o TCC em tempo recorde, mas, como eu sempre digo, o treinamento direciona o aluno, mas cabe a você aplicar as Técnicas e se comprometer com o seu trabalho para produzir os resultados. O TCC Sem Drama mostra o caminho, mas cabe ao aluno caminhar. E eu me disponho a acompanhar a caminhada daqueles que escolhem o TCC Sem Drama. Abraços. Amilton Quintela

      Responder
  2. Boa noite nobres colegas ? Sobre mudar a página ao iniciar outro capitulo é obrigatório ? e a respeito das paginas dos livros das citações diretas também é opcional ? Obrigado.

    Responder
    • Cassiano, os títulos primários, 1, 2, 3… devem aparecer no início de uma nova página. E, em cintações diretas, a página é exigência, não é opcional. Abraços. Amilton Quintela

      Responder
  3. Os capítulos do tcc são a mesma coisa que referencial teórico ?
    Eu fiz o referencial teórico do meu tcc 1 e no tcc 2 pede pra elaborar capítulos, mas conforme no modelo da faculdade eles são bem parecidos.

    Responder
    • William, referencial teórico e capítulos não são a mesma coisa. Há duas possibilidades:
      1. Sua instituição exige um capítulo específico de referencial teórico, além dos demais capítulos de produção técnica. Nesse caso, o referencial se concentra em um capítulo e deve ser retomado, pelo menos nas partes mais significativas para as discussões dos demais capítulos.
      2. Sua instituição não exige o capítulo específico de referencial teórico e, nesse caso, você deve diluir o seu referencial ao longo dos capítulos do desenvolvimento do seu trabalho.
      Abraços.
      Amilton Quintela

      Responder
  4. Boa noite. Meu TCC é sobre métodos de custeio. Como não fizemos uma pesquisa de campo, minha universidade permite que usemos exemplos de exercícios de livros, questões do Enade, etc. Minha dúvida é: como colocar o exercício na íntegra no TCC, pensei em colocá-lo como anexo. Está correto? Obrigada

    Responder
    • Carmen, eu recomendo utilizar as informações pertinentes, retiradas dos exercícios, ao longo do corpo de texto do seu trabalho e colocar o exercício completo, para efeito de acesso do seu leitor, como anexo. Abraços. Amilton Quintela

      Responder

Deixe um comentário