Reconheça os tipos de Orientadores de TCC e, principalmente, saiba como lidar com o seu orientador!
Como Fazer um TCC sem Stress?
A resposta envolve vários elementos, como postura, planejamento e técnicas (várias delas apresentadas aqui mesmo no blog do TCC Sem Drama). Mas há um elemento do qual não dá para escapar: o orientador!
Pode parecer que não, mas é muito importante reconhecer as características do seu orientador, para saber lidar com ele e não cair em algumas armadilhas que podem prejudicar muito a produção do seu conteúdo e também a sua sanidade.
E o seu orientador pode até ser daqueles que mais parece um fantasma, porque nunca aparece. Mas, acredite, ele existe. E ele pode até ser um aliado na produção do seu trabalho ou… ele pode dificultar muito a sua vida!
E adivinha o que acontece com mais frequência? Infelizmente, nós temos muito mais orientadores de TCC que atrapalham mais do que ajudam.
A questão é: bom ou ruim, não dá para fugir do orientador. A aprovação (ou não) do seu TCC depende dele!
Então, além de todas as outras questões que envolvem a pergunta: “como fazer um TCC sem stress?”; você terá que lidar com o seu orientador.
Por que eu estou te dizendo tudo isso? Porque você deve entender que a sua relação com o seu orientador pode ser decisiva na sua aprovação.
Por isso, é muito importante reconhecer os tipos de orientadores de TCC, para entender o comportamento do seu orientador e saber como lidar com ele.
Então, além de montar a sua Estrutura Básica, pesquisar e produzir o seu Referencial ou Fundamentação Teórica, os Capítulos e a Conclusão do seu TCC, você ainda terá que usar a sua Inteligência Emocional para lidar com o seu orientador.
E sabe o que eu descobri ao longo de 15 anos orientando alunos e mostrando Como Fazer um TCC com mais produtividade e menos drama?
Existem diferentes tipos de orientadores de TCC. E os alunos precisam ser estratégicos para lidar com esses diferentes tipos de orientadores de TCC com mais sabedoria e menos desespero.
Só no treinamento online do TCC Sem Drama, eu já orientei mais de 40 mil alunos aprovados. E foi reunindo informações e listando características dos orientadores relatadas por grande parte desses alunos, que eu fiz um vídeo com os principais tipos de orientadores de TCC e, o mais importante, como você deve lidar com cada um deles para reduzir o stress e produzir mais e com melhores resultados.
Então, aí está o vídeo com os tipos de orientadores de TCC (pelo menos os principais):
Como eu mostro no vídeo, antes mesmo de reconhecer os diferentes tipos de orientadores de TCC e ver em que categoria o seu orientador se encaixa, existe uma regra fundamental:
Não confronte ou tente medir forças com o seu orientador! Você vai se queimar. E isso pode ser definitivo.
Então, lembre-se: seja sábio e estratégico.
E eu sei que, às vezes, diante de alguns comportamentos dos diferentes tipos de orientadores de TCC que eu listei no vídeo, é difícil manter a calma e a compostura.
Eu sei que, em alguns momentos, é preciso pedir a Deus paciência, porque, se você pedir força, é capaz de matar o orientador. Mas, calma! O seu objetivo é ser Aprovado e não preso.
Agora, se você foi abençoado com o Orientador Sem Drama, aproveite o momento para fazer uma prece e agradecer a Deus pela graça alcançada.
Mas se o seu orientador é um dos outros tipos que eu apresento no vídeo ou reúne um conjunto de características de mais de um tipo, vamos recapitular:
O Orientador Pavão
Ele se acha! E isso não vai mudar. Então, não leve para o lado pessoal. Porque ele não menospreza você, ele menospreza a humanidade.
Agora, uma notinha pessoal: é interessante ver como o Orientador Pavão murcha as asas quando é confrontado por um professor com mais títulos e representatividade acadêmica do que ele. Chega a ser engraçado.
E lembre-se: nutrir raiva ou rancor é tomar veneno e esperar que ele faça mal ao Pavão. E isso não é nada sábio.
Entre os diferentes tipos de orientadores de TCC, temos também o
Orientador Pelinha
Ele também pode ser chamado de orientador “zeloso”, “preocupado”, “engajado” ou só chato para car…
Se o seu orientador é desse tipo, tente evitar contato até que você realmente tenha algum conteúdo para mostrar ou uma dúvida específica para discutir.
Porque, em outras ocasiões, você vai apenas ouvir cobranças, muitas delas desnecessárias.
E agora o…
Orientador Mestre dos Magos
Esse é o meu preferido, não pelos motivos certos, mas é que eu gosto do nome.
E se você já assistiu a algum episódio do desenho chamado A Caverna do Dragão, você conhece um anão careca que aparece do nada, dá dicas inúteis e depois desaparece. E ele ainda diz que é amigo da galera!
Ah! E se você nunca viu a Caverna do Dragão, dá um checada no Youtube. Deve ter alguns episódios por lá.
Como lidar com o Orientador Mestre dos Magos? Não espere que ele te mostre o caminho de casa, ou melhor, o caminho da aprovação.
Busque ajuda! Mas ajuda profissional. Alguém que realmente tem as competências que podem te direcionar.
E por falar em ajuda profissional, se você quiser dar uma olhada no Treinamento Online do TCC Sem Drama, você é meu convidado VIP. Confere a nossa página oficial: tccsemdrama.com.br
Ah! E pelo Amor de Deus! Fuja das armadilhas que tem prejudicado centenas e centenas de alunos a cada semestre. Veja esse outro artigo aqui do Blog: como fazer um TCC a prova de falhas e Ofertas Enganosas.
E, seguindo a lista de tipos de orientadores de TCC, nós também temos o…
Orientador Traíra
Muito cuidado com esse “espécime”. Por quê? Porque ele faz parecer que está tudo correndo bem.
Sempre diz que está tudo ok com as versões do trabalho que você encaminha para correção, mas… na versão final, ele encontra dezenas de erros (que ele mesmo não apontou antes).
Ou pode ser ainda pior. Ele deixa para apontar erros e expor o aluno na sua própria Banca de Avaliação. Esse é o verdadeiro amigo da onça.
Então, como você deve lidar com o Orientador Traíra? Mantenha registros dos contatos.
Principalmente de todos os contatos em que ele diz que está tudo certo e que o seu trabalho está caminhando bem. Olho Vivo!
E, na sequência, o…
Orientador Traça
Por que esse nome? Porque ele me lembra aqueles bichos que ficam nos armários “comendo” livros. Geralmente, é esse orientador quem diz coisas do tipo: “Pesquise TUDO o que existe sobre o tema.” Meu Deus!
Como lidar com esse tipo de orientador? Sorria gentilmente, diga que vai seguir as instruções, mas, de fato, use as técnicas deste outro artigo do blog para fazer suas pesquisas: como pesquisar referencial e ainda poupar tempo.
E, por fim, pelo menos nesta lista de tipos de orientadores de TCC, o
Orientador Perfumaria
Esse tipo de orientador dorme abraçado com uma coisinha chamada formatação. Ele está sempre mais preocupado com a forma do que com o conteúdo.
Então, como lidar com esse tipo de orientador. Pense justamente o contrário. Deixe o seu conteúdo muito robusto e, depois, preocupe-se com a formatação.
O seu orientador vai ficar meio chateadinho, mas o que importa é que você terá um conteúdo robusto para apresentar à banca.
E agora que você viu o conteúdo deste artigo, diz aí: qual é o seu tipo de orientador?
Ou o seu orientador é uma mistura de tipos. Usa a nossa área de comentários para gente trocar uma ideia.
Talvez o seu orientador seja um tipo que eu ainda nem cataloguei, então, conta aí para mim!
Abraços.
Amilton Quintela